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Estado de Minas

Principal nome do marketing dá palestra com lições e ensinamentos em BH

Pela primeira vez na capital, Philip Kotler abordou, entre outros assuntos, a importância do marketing como impulsor do crescimento das empresas


postado em 03/09/2014 06:00 / atualizado em 03/09/2014 07:32

Pela primeira vez em Belo Horizonte, o octogenário Philip Kotler, considerado o principal nome do marketing atual e a sexta pessoa mais influente do mundo dos negócios pela Wall Street Journal, esteve no Palácio das Artes, nesta terça-feira, para o seminário HSM – The best of Philip Kotler. Com carisma, o norte-americano envolveu todos os presentes com suas lições e ensinamentos.

No seminário, organizado pela UNI-BH, UNA e HSM Educação Executiva, Philip Kotler discorreu sobre como criar, conquistar e dominar mercados e como repensar o marketing numa era de grande mudanças. Alertou sobre as megatendências do mundo de hoje e como explorá-las, além de abordar a importância do marketing como impulsor do crescimento das empresas.

Kotler avisa que o marketing passa por transformação, muitas desde 1967, quando escreveu seu primeiro livro. E cada vez mais rapidamente. Há desafios globais e, atualmente, o fundamental é “encontrar uma maneira de vencer fazendo algo mais barato do que tem sido normalmente”. “Teria mais orgulho do marketing se ele atingisse mais pessoas. Na Índia, se a pessoa não pode comprar um vidro de xampu, há embalagens menores, mais baratas, e a pressão para a redução do preço não é só consumo, mas na saúde também”, afirmou.

Mestre do marketing, Philip Kotler se tornou uma lenda viva ao ser o detentor de teorias estudadas nas universidades e usadas pelas empresas ao redor do mundo. Kotler é autor de mais de 50 livros. O mais recente: Marketing 3.0 e Winning at innovation. Para ele, o mundo vive um momento da “hipercompetição para preços, fase em que ninguém vence ou ganha. Nenhuma empresa tem a vida garantida. As duradouras estão abertas às ameaças e aos desafios e são conservadoras financeiramente”.

Kotler já recebeu diversos prêmios por sua contribuição ao marketing e ao management. Ele presta consultoria para empresas do porte de General Electric, IBM, AT&T, Honeywell, Michelin e Merck, por exemplo. Com Ph.D pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em economia, ele avisa que o marketing 3.0 é o que tem de ser encabeçado pelas empresas atuais. “A maioria já adotou o 2.0 de levar em conta a razão e a emoção, o 3.0 é o estágio do espírito, de se preocupar com o planeta, com o mundo, com as práticas ambientais. Empresas podem, sim, lucrar com paixão e boa prática. Elas serão mais queridas e têm desempenho nove vezes superior no mercado. São lucrativas.”


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