(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe passagem de ônibus interestadual e internacional

O novo valor começa a vigorar no próximo dia 1º de julho


postado em 27/06/2014 10:37 / atualizado em 27/06/2014 13:29

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou reajuste de 4,792% no coeficiente tarifário dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. O porcentual é usado para calcular o preço das passagens. O novo valor começa a vigorar no próximo dia 1º de julho.

O reajuste não se aplica ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, ou seja, só alcança os ônibus que circulam em longa distância.

O reajuste terá uma influência pequena na taxa de inflação oficial do sétimo mês do ano. De acordo com economistas, o aumento deve ter um impacto de apenas 0,01 ponto porcentual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho, uma vez que o peso do item 'ônibus interestadual' no IPCA é de cerca de 0,25 ponto porcentual.


O economista Etore Sanchez, da LCA Consultores, estima uma alta de 4,5% do item no IPCA, com uma pressão de 0,011 ponto porcentual no índice fechado de julho. "O efeito é muito pequeno, pois o peso também é baixo", disse. Segundo Sanchez, com o aumento, a projeção da LCA para o índice de inflação no mês passou de 0,20% para 0,21%.

A economista Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria Integrada, disse que não irá alterar sua expectativa para o IPCA de julho em razão do reajuste da ANTT. Segundo ela, a alta das tarifas de ônibus deve ter impacto de 0,012 ponto porcentual no índice. "Por enquanto, estamos com 0,23%, mas não vou mudar por causa disso." Alessandra afirmou que poderá fazer alteração na projeção caso saia o reajuste das tarifas de energia da Eletropaulo, concessionária que abastece a região metropolitana de São Paulo.

A expectativa da Tendências é que o aumento na tarifa da AES Eletropaulo fique em 10%. "Entretanto, tendo em vista que os reajustes autorizados nos últimos meses ficaram bastante acima do esperado, a alta das tarifas em São Paulo pode surpreender para cima. Neste caso, dado o peso relevante desta região metropolitana no IPCA (30,67%), a projeção para a inflação do ano deve ser revisada para patamares mais próximos ao teto da meta", destaca análise na página on line da Tendências.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)