(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desaceleração do Caged é boa para a inflação, diz economista da Gradual Investimentos

O economista disse que "não é uma torcida" pelo desemprego


postado em 24/06/2014 16:49 / atualizado em 24/06/2014 16:53

O economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, afirmou que o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de maio pode ter um reflexo positivo para conter os preços e reduzir a inflação. "Na medida em que forem criadas menos vagas, a taxa de desemprego tende a parar de cair e o salários tendem a parar de subir, o que vai impondo uma situação mais comportada para os preços", disse. O Ministério do Trabalho divulgou nesta terça-feira, 24, que em maio foram criadas 58.836 vagas, o pior resultado para o mês em 22 anos.


O economista disse ainda que "não é uma torcida" pelo desemprego. "Não estou falando que tem que aumentar o desemprego, mas que precisa parar de cair, pois com o menor poder de barganha os salários também vão ficar menores. É preciso que isso aconteça para controlar a inflação", reforçou. "A boa notícia é que está ruim", brincou.

De acordo com Perfeito, esse novo cenário deve começar a fazer parte da avaliação de mais economistas. "Nas últimas pesquisas Focus vimos uma desaceleração do PIB sem queda de inflação, muito por conta do mercado de trabalho aquecido. Agora, com esse desaquecimento a tendência é que as projeções comecem a apontar para uma inflação em queda", explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)