(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Caged indica baixo dinamismo da economia, informa Tendências Consultoria

Apesar de ter registrado um saldo positivo de 58.836 vagas criadas no mês passado, o resultado do Caged foi o pior para os meses de maio em 22 anos


postado em 24/06/2014 16:01 / atualizado em 24/06/2014 16:30

O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de maio, divulgado nesta terça-feira, pelo Ministério do Trabalho, é mais um indicador que reforça o baixo dinamismo da atividade econômica, na avaliação do economista da Tendências Consultoria Integrada, Rafael Bacciotti. "Foi um resultado bem fraquinho. O fato de a indústria ter sido a principal contribuição negativa é mais um indicativo de fraqueza da atividade industrial", afirmou.


Apesar de ter registrado um saldo positivo de 58.836 vagas criadas no mês passado, o resultado do Caged foi o pior para os meses de maio em 22 anos. Só a indústria de transformação fechou 28.533 vagas a mais do que gerou de postos de trabalho no mês passado. Para o economista, a explicação para o desempenho ruim da indústria vai além do pessimismo. "Há um cenário bem desfavorável, com perda de ritmo, fraqueza das exportações, elevado nível de estoques e essa desconfiança (dos empresários) resume um pouco o baixo dinamismo que estamos vendo há algum tempo", disse. Segundo ele, há um "conjunto" que torna o panorama mais desfavorável. "Agora esse cenário está sendo estampado nos indicadores de emprego."

Durante coletiva para comentar os números do Caged, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, atribuiu ao "pessimismo dos empresários" o resultado ruim do setor industrial na geração de empregos com carteira assinada em maio. Dias disse ainda que espera que as medidas de ajuda à indústria, anunciadas pelo governo na semana passada, ajudem o setor. Bacciotti, no entanto, diz que não faz uma avaliação positiva sobre as medidas anunciadas pelo governo. "Elas não devem ajudar de maneira significativa a reverter esse quadro, podem ter algum benefício para um ou outro setor", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)