(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Postos de combustíveis entram com ação para garantir segurança na Copa

Sindicato teme tragédias em virtude de manifestações violentas


postado em 13/06/2014 11:19 / atualizado em 13/06/2014 12:39

Vândalos causam destruição próximo a um posto de combustível da capital(foto: Claúdio Costa )
Vândalos causam destruição próximo a um posto de combustível da capital (foto: Claúdio Costa )

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) ajuizou uma ação contra o Estado para obter uma tutela de urgência específica para garantir a segurança pública para os postos revendedores durante a Copa do Mundo. O processo segue em tramitação na 2ª Vara da Fazenda Estadual da Comarca de Belo Horizonte.

Por meio de nota, o sindicato resaltou que posto de combustível é um estabelecimento que armazena produtos inflamáveis e, portanto, é suscetível a incêndios e explosões sob qualquer ameaça com bombas, fogos e, até mesmo, depredações.

O sindicato também afirmou que os postos, diferentemente dos demais estabelecimentos comerciais, não têm a opção de paralisar as atividades durante o período da Copa. De acordo com a Resolução nº 41/13 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), estes estabelecimentos devem obrigatoriamente funcionar de segunda a sábado, de 6h às 20h no mínimo, pois comercializam um produto que é considerado de primeira necessidade para a população.

Balanço negativo

O primeiro dia da Copa do Mundo foi marcado por protestos violentos em Belo Horizonte. Pelo menos quatro agências bancárias foram apedrejadas, quatro viaturas da polícia atacadas, edifícios públicos, cinema, museu, a Biblioteca Pública Luiz de Bessa e lojas foram atacados entre as praças Raul Soares, da Liberdade, Sete e Afonso Arinos. As sedes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e do Detran-MG, na João Pinheiro, também foram alvo de pedras. Depois da destruição, 11 pessoas foram detidas.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)