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Estado de Minas

Febraban: bancos gastam R$ 20 bi ao ano em tecnologia


postado em 04/06/2014 11:31

São Paulo, 04 - Os bancos destinam para a área de tecnologia recursos "muito significativos", que ultrapassam os R$ 20 bilhões por ano, de acordo com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal. "O mundo atual envolve quebra de antigos paradigmas. Há uma verdadeira revolução gerada pela tecnologia. É motivo de orgulho para o setor bancário brasileiro ser um dos mais avançados no Brasil em relação ao uso da tecnologia", avaliou ele, na abertura do CIAB Febraban 2014.

De acordo com Portugal, o uso de plataformas e tecnologias robustas possibilitou ao setor bancário atingira maturidade que tem hoje. Ele lembrou que os canais internet e mobile banking respondem por metade das transações bancárias atualmente. "A tecnologia se tornou vital para que possamos atender com segurança e conforto o grande número de clientes que temos", destacou o presidente da Febraban.

O aumento no número de clientes, associado à melhoria da funcionalidade e disponibilidade, fez com que as transações bancárias superassem os 40 bilhões no ano passado, mais que o dobro do visto há cinco anos, conforme ele. Portugal disse ainda que a tecnologia é a base para que dezenas de bilhões de transações possam ocorrer de forma "rápida e eficiente". "É o que ajuda os bancos a melhorar a vida das pessoas, das empresas, procurar concretizar aspirações, sonhos", disse ele.

Portugal acrescentou que o crédito concedido com prudência e responsabilidade é uma das principais alavancas para o desenvolvimento do país e lembrou que o setor bancário ajuda na implementação de políticas públicas, citando que o BC executa política monetária por meio do sistema bancário.

"Temos visto a participação do crédito no PIB crescer de maneira muito acentuada. Temos 56% do PIB em transações de crédito com o setor privado", destacou.

Segundo ele, nos últimos anos, o setor bancário procurou aperfeiçoar processos, resolver conflitos com clientes e se relacionar melhor com eles. Acrescentou ainda que o segmento tem focado na prevenção a fraude e do crime online, e que é interconectado e hiperconectado com a tecnologia.


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