O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, acredita que o Brasil está em vias de passar por um período de “volatilidade” em sua economia, decorrentes das novas medidas anunciadas pelo Banco Central Americano, o FED.
Em entrevista em Campo Grande (MS), onde recebeu o título de cidadão sul-mato-grossense, Coutinho destacou que “a política brasileira está se preparando para atravessar um período de um pouquinho mais de volatilidade”.
Isso porque o foco dessas medidas é a recuperação da economia dos Estados Unidos, o que vai originar redução dos investimentos do FED no mercado. “Temo um período mais desafiador, que o FED vai diminuindo as injeções de recurso pro mercado.”
No entanto, sustenta que “uma vez ultrapassado, isso vai normalizar e eu creio que o impacto líquido para o Brasil será positivo”, já que para o presidente do BNDES, o efeito líquido da recuperação econômica americana vai ser sentido em larga escala e não apenas nos Estados Unidos.
Sobre a valorização do câmbio através dessas mesmas medidas, Coutinho não quis comentar qualquer tipo de impacto, afirmando apenas que independente disso, "houve aumento nas captações" do BNDES.
Publicidade
Brasil se aproxima de volatilidade, diz presidente do BNDES
Publicidade
