(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fábrica da Coca-Cola FEMSA em Itabirito será inaugurada no final do primeiro semestre

Encontro com executivos do grupo mexicano foi uma das várias reuniões que Anastasia teve com líderes empresariais em Davos, na Suíça


postado em 24/01/2014 19:09 / atualizado em 24/01/2014 19:40

(foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
(foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

O governador Antonio Anastasia se reuniu nesta sexta-feira, no 44º Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, com o diretor-geral do grupo mexicano Coca-Cola FEMSA, Carlos Salazar Lomelín, e com o presidente do Conselho de Administração e diretor-geral executivo da FEMSA, José Antonio Fernández Carbajal para acertar a inauguração da fábrica do grupo em Itabirito. A empresa, maior engarrafadora mundial de produtos Coca-Cola, faz parte do Grupo FEMSA (Fomento Econômico Mexicano), um dos cinco maiores conglomerados empresariais do México.

Durante a reunião foi discutido o andamento da implantação da nova fábrica e definida para o final deste semestre a data de inauguração da unidade. Com investimento total de R$ 283 milhões, a unidade terá capacidade para a produção de 2,1 bilhões de litros de refrigerante, a partir de 2015, e irá operar de acordo com os critérios de sustentabilidade ambiental, com uso responsável da água e eficiência energética.

“A parceria com a Coca-Cola FEMSA é muitíssimo importante para Minas Gerais. Ao ampliar os investimentos em nosso Estado, esta grande multinacional gerará mais empregos de qualidade, renda e outras oportunidades de negócio, objetivos primordiais do nosso Governo", disse o governador.

Anastasia aproveitou a ocasião para agradecer aos mexicanos pela doação de quatro equipamentos de filtragem e purificação de água. As máquinas estão em operação no Estado desde o início do segundo semestre de 2013 e são utilizadas em locais que sofrem com a seca, com o objetivo de tornar a água do subsolo própria para o consumo humano, e também em períodos de enchentes, onde há necessidade de filtragem da água.

Também nesta sexta, o governador participou de reunião privada com a presidente Dilma Rousseff e empresários de diversos setores, momento em que discutiram as oportunidades de investimentos no Brasil. Anastasia ainda acompanhou o pronunciamento da presidente durante o terceiro dia do Fórum Econômico Mundial.

Atração de investimentos

Como parte de sua estratégia de atrair novos investimentos externos para Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia aproveitou a presença de alguns dos mais importantes líderes empresariais que compareceram ao 44º Fórum Econômico Mundial, em Davos, para contatos com dirigentes de grandes grupos econômicos internacionais interessados em ampliar seus negócios em Minas Gerais.

Anastasia manteve conversações em Davos com dirigentes da Nestlé, da Dow Chemical e da General Electric (GE), multinacionais que vêm investindo fortemente na expansão dos seus negócios em Minas Gerais, bem como da Flughafen Zurich AG, empresa suíça especializada na operação de aeroportos. Acompanhou o governador nessas reuniões a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck.

Os primeiros encontros empresariais do governador em Davos, na quarta, foram com o vice-presidente mundial da Nestlé para as Américas, Chris Jonhson, e com o presidente da PepsiCo, Brian Cornell. O grupo suíço tem duas grandes fábricas em Minas e planeja expandir sua atuação no Estado, enquanto a Pepsico planeja ampliar a capacidade de produção de sua fábrica em Sete Lagoas e instalar um centro de distribuição em Uberlândia.

Na quinta-feira, o governador de Minas se reuniu com o vice-presidente global para Matérias-Primas e Plásticos da Dow Chemical, Jim Fitterling, e com o vice-presidente da General Electric, John Rice. A Nestlé planeja aumentar sua produção em Minas, enquanto a Dow Chemical está investindo R$ 2,4 bilhões em um gigantesco complexo industrial de produção de biopolietileno em Santa Vitória, no Triângulo Mineiro.

O governador também se encontrou com Thomas Kern, presidente do Conselho de Administração da Flughafen Zurich AG, companhia que administra o Aeroporto de Zurique e é um dos integrantes do consórcio que venceu, no final do ano passado, a concorrência pela administração do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o Aeroporto de Confins.

“A presença de diversos líderes empresariais em Davos nos proporcionou uma boa oportunidade para mostrar o potencial econômico de Minas. Em todos esses encontros de que participei em Davos, os dirigentes das empresas ressaltaram a importância de Minas Gerais na estratégia global de suas companhias”, destacou Anastasia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)