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Estado de Minas

Restaurantes apostam em atrativos para fisgar famílias que vão almoçar fora no Dia das Mães

Vale checar os preços


postado em 07/05/2013 06:00 / atualizado em 07/05/2013 07:36

Sócio do Restaurante do Porto, Leonardo Duarte, espera aumentar em 200% o número de clientes (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Sócio do Restaurante do Porto, Leonardo Duarte, espera aumentar em 200% o número de clientes (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

Restaurantes da Grande BH apostam em brindes, músicas e – principalmente – cardápios especiais para faturar alto com o Dia das Mães, no domingo. De um chope gratuito à distribuição de flores, os empresários calculam aumento de dois dígitos nas vendas e de alta de até três no fluxo de pessoas. Mas pesquisa divulgada ontem pelo site Mercado Mineiro revelou que a disparidade de preços nos restaurantes que disputam a preferência de mães e filhos chega a 142,67%. Entre os empreendimentos que oferecem o self-service, por exemplo, é possível pagar de R$ 23,90 a R$ 58 pelo almoço. No caso das churrascarias, a diferença é menor, mas alcança dois dígitos (20,15%), de R$ 79,90 a R$ 96.

O tradicional Restaurante do Porto, no Bairro Cidade Nova, vai presentear as mamães com uma flor. Leonardo Duarte, um dos sócios, espera crescimento de 200% no número de clientes em comparação a um domingo comum. Um dos atrativos, revela ele, será o desconto de 40% na segunda garrafa de vinho. “Depois da semana santa e do domingo de aleluia, essa é a melhor data para nós”, informou o empresário, que aprendeu boa parte do que sabe de culinária com sua mãe, Glória de Almeida Duarte.

Do outro lado da cidade, no São Pedro, o Parrilla Los Hermanitos aposta no cardápio diversificado e na área destinada às crianças, “liberando” os adultos para saborear o almoço com tranquilidade. O proprietário, Gustavo Roman, recomenda dois novos menus de massa com carne: “O ojo de bife com nhoque ao molho quatro queijos (R$ 49,70) e o vacio com penne ao pesto (R$ 39)”. Para ele, a clientela vai aumentar 15% no domingo. No Xico da Carne, com três unidades em Belo Horizonte, o playground com monitores deve ser um diferencial para impulsionar o faturamento das casas em 30%, como acredita o diretor Rodrigo Nascimento.

A data aguça ainda estabelecimentos que servem almoços, mas que têm a cerveja como carro-chefe. No Pinguim, que espera um aumento de 15% no faturamento, também terá um cardápio especial. A casa, segundo Carolina Martini, gerente de Marketing, vai oferecer um bufê (R$ 43,90) com opções como lombo na crosta de ervas, caracol de salmão com molho do cheff, casquinha de siri e picanha com molho de cerveja. “O Dia das Mães pede um bom almoço em família e nada melhor que surpreendê-las com receitas diferenciadas”, disse Carolina, acrescentando que o restaurante ainda vai presentear as mães com um brinde. Na Krug Bier, a direção aguarda um aumento de 20% a 30% no movimento. A cortesia será um chope gratuito. O cardápio também será variado, com opções que vão do filé recheado com catupiry, coberto com molho madeira e acompanhado de arroz com batatas parmentier ao salmão à moda do chef.

Restaurantes de cidades vizinhas também estão otimistas com a data. No distrito de São Sebastião das Águas Claras (Nova Lima), mais conhecido como Macacos, o dono do Pimenta Malagueta, Luciano Vieira, acredita que o público será de 40% a 50% maior do que o normal. “As famílias poderão almoçar ao som do Expedido do Cavaco, que é uma espécie de Jimi Hendrix do chorinho”, conta o empresário, que recomenda aos clientes o tropeiro na telha com lombo (R$ 54, para duas pessoas) e a tradicional picanha (R$ 55, para duas pessoas), servida com acompanhamentos.

Já em Brumadinho, o Oiticica, que funciona no Museu do Brumadinho, aposta num cardápio diferenciado: lagosta com camarão ao molho de provolone, acompanhada de risoto de tomate seco e rúcula e aspargos no vapor (R$ 50 por pessoa).

 O diretor-executivo do site Mercado Mineiro, Feliciano Abreu, pondera que a pesquisa não levou em conta a qualidade dos alimentos e serviços. Da mesma forma, o levantamento não inclui o possível conforto oferecido pela casa, como sala de espera climatizada, nem outras vantagens, como monitores para cuidar de crianças pequenas. Além disso, enfatiza Feliciano, “é bom ressaltar que alguns estabelecimentos praticam preços diferentes em relação aos cobrados em um domingo normal”.


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