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Estado de Minas

Preço do litro da gasolina passa de R$ 3 em Belo Horizonte

Postos aplicam reajuste acima do percentual de alta nas refinarias e preço do litro é o maior em dois anos. Mas existem bombas na cidade onde a tabela antiga é mantida


postado em 01/02/2013 06:00 / atualizado em 01/02/2013 07:09

O aumento foi recebido com protestos por parte dos consumidores, que fazem uma comparação entre a redução na conta de luz e o reajuste dos combustíveis.(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
O aumento foi recebido com protestos por parte dos consumidores, que fazem uma comparação entre a redução na conta de luz e o reajuste dos combustíveis. (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)


Com o aumento autorizado pelo governo para os combustíveis, o preço da gasolina em Belo Horizonte ultrapassou a R$ 3 o litro pela primeira vez em dois anos. Na Avenida Prudente de Morais, no Bairro Cidade Jardim, o Posto CJ reajustou o valor do combustível em 8%, passando de R$ 2,859 o litro para R$ 3,089. O diesel teve aumento de 5,9%, passando de R$ 2,369 para R$ 2,509. A gerente do Posto CJ, Kátia Elisângela Ferreira, não soube explicar a razão do reajuste acima dos 6,6% aplicado nas refinarias da Petrobras. “Não sou eu que defino o preço”, resumiu. A estimativa do governo era de que o reajuste do consumidor ficasse em cerca de 4%. Na mesma avenida, o Posto Vip reajustou o valor para R$ 3,079, com alta de 3,35%. No interior do estado a gasolina também é vendida a mais de R$ 3 o litro.

Ao mesmo tempo que a gasolina sobe acima do autorizado pelo governo para as refinarias em alguns postos, em outros o preço do litro do combustível foi mantido. No Posto Tupis, no Centro, o valor do litro não foi alterado e se manteve em R$ 2,629. O posto não aceita cartão de crédito e cheque, só dinheiro. “Espero manter o  preço até depois do carnaval. Só vendemos em dinheiro, temos que ser mais competitivos. Eu ainda tinha estoque antigo da gasolina, dessa forma consegui não reajustar”, afirma o gerente José Romeu Soares. Já o litro do diesel, que ontem era vendido no posto a R$ 2,15, deve passar para R$ 2,19 a R$ 2,20 hoje.

No Posto Ponte Nova, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro São Pedro, o litro da gasolina e o do diesel também não foram reajustados. A gasolina está custando R$ 2,848 o litro e o diesel R$ 2,298. “Eu não reajustei porque não recebi produto e nem nota com preço novo”, explica o gerente do posto, Wellington Nepomuceno Silva.

Apesar de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ter frisado que o reajuste da gasolina foi uma “pequena correção” e não vai atrapalhar ninguém, entre os consumidores o reajuste já pesa no bolso. “Eu abasteço todos os dias. Antes gastava uns R$ 30 por dia. Hoje gasto de R$ 35 a R$ 40”, afirma Antônio Dias, motorista de táxi. Alan Rezende trabalha com torre de celular e estava no interior quando soube do reajuste da gasolina. Ele colocou ontem 40 litros no seu tanque e pagou R$ 120. “Na última vez tinha pagado cerca de R$ 112 pelos 40 litros. Caiu o preço da luz, mas subiu o do combustível”, diz.

Alta no interior

O aumento dos combustíveis pesou mais ainda para quem mora no interior, onde os preços dos derivados de petróleo são mais elevados do que os praticados na capital. Em Montes Claros, o preço da gasolina na bomba em um posto da área da central da cidade chegou a até R$ 3,14, com reajuste de 6,5%. O aumento foi recebido com protestos por parte dos consumidores, que fazem uma comparação entre a redução na conta de luz e o reajuste dos combustíveis.

“O governo quer que a gente ligue a luz e desligue os carros”, lamentou o comerciante Gilberto Martins de Freitas, que ficou assustado ao parar no posto para abastecer e constatar que o preço na bomba, que até anteontem era R$ 2,95, passou para R$ 3,14. “Estou muito surpreso com esse aumento. É uma coisa que ninguém esperava”, disse Gilberto, que acabou comprando apenas R$ 20 (6,36 litros) de gasolina. “Infelizmente, a presidente (Dilma Rousseff) dá com uma mão e retira com a outra”, comentou o comerciante, ainda fazendo referência à redução da tarifa da conta de luz e o aumento da gasolina.

O advogado Macário Santana também reclamou. “O governo prometeu que o reajuste na bomba seria de 4%. Mas, estamos verificando que o aumento para o consumidor está sendo maior do que o anunciado”, afirmou Macário, lembrando que, como consequência do reajuste, o preço da passagem no transporte coletivo também deverá aumentar no município do Norte de Minas.

Repasse integral Em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, o aumento no preço da gasolina e do diesel anunciado pela Petrobras foi repassado integralmente para o consumidor. O litro do derivado do petróleo passou a custar, em média, R$ 2,999: exatamente 6,6% mais caro do que no início da semana. Já o diesel varia de R$ 2,33 a R$ 2,36 o litro, dependendo do posto. As mudanças nos valores começaram logo após o anúncio do reajuste nas refinarias e praticamente todos os postos da cidade já aderiram ao aumento.

Cerca de 4 mil veículos passam por dia no Posto Nicodemos, no Centro-Industrial. De acordo com o proprietário, Antônio Nicodemos Júnior, o aumento da gasolina não é interessante nem para os empresários nem para os motoristas. “Muitos motoristas têm reclamado e não tiro a razão deles. Não tivemos como manter o preço”, diz.

 

Alternativas são desafio

 

Sem um marco regulatório que definirá o peso dos biocombustíveis na matriz energética, o etanol e o biodiesel enfrentam desafios para abastecer o país e avançar na produção. No caso do biodiesel, o setor parou de crescer em 2010, quando atingiu o percentual de 5% na mistura do diesel. Agora caminha como caranguejo aguardando pela elevação do percentual da mistura, o que estimularia o setor a crescer.

O etanol, que no último ano perdeu competitividade nas bombas em relação à gasolina, têm o desafio de retomar os investimentos para abastecer a frota flex, que incorpora ao ano mais de três milhões de veículos. A produção da última safra deve fechar perto de 23 bilhões de litros, volume que deverá ser incrementado para cerca de 27 bilhões de litros, a fim de responder a demanda em um cenário de competição com a gasolina.

O crescimento do percentual de 20% para 25% do álcool anidro adicionado à gasolina, a partir de primeiro de março, a elevação do preço do derivado do petróleo, junto com a perspectiva de redução da carga tributária do PIS e Cofins, ascendem novamente a discussão sobre o uso dos combustíveis renováveis. Para Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), com as medidas 2013 será melhor para o etanol. “No entanto, o cenário de insegurança permanece. A ausência de um marco regulatório inibe investimentos a longo prazo. O percentual da mistura pode novamente ser alterado no futuro”, critica o especialista.

Mário Campos, secretário-executivo interino do Sindicato da Indústria da Fabricação do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig), diz que para cumprir as metas para que o etanol “conviva” com a gasolina, sendo opção ao consumidor, é preciso política pública e o que ele chama de dever de casa. “A parte do governo é desenvolver um planejamento estratégico.” Segundo ele, a política incluiria a revisão de subsídio do preço da gasolina, da carga tributária para os biocombustíveis além da definição de uma matriz energética para o país. Segundo Campos, do R$ 2,09 (preço médio do litro do etanol em Belo Horizonte), R$ 0,12 corresponde a carga tributária.

Já no que diz respeito ao dever de casa, ele defende que a mecanização dos canaviais está avançada, assim como a renovação da lavoura implementada pelas usinas. Na Europa a demanda pelos biocombustíveis caminha a passos largos e o consumo europeu que saiu da estaca zero em 2000 já se iguala ao consumo brasileiro. 


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