(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil fecha 2012 com 816 fusões e aquisições


postado em 14/01/2013 13:18

O número de fusões e aquisições do ano passado quase igualou o recorde de 2011, totalizando 816 transações, uma a menos que no ano anterior, quando foi registrado o recorde histórico do levantamento da KPMG. De acordo com a esquisa de Fusões e Aquisições, elaborada a cada três meses, diferentemente do que ocorreu em 2011, quando as transações domésticas (envolvendo apenas empresas de capital brasileiro) foram maioria, com 410 operações (50,2% do total), esta categoria totalizou 342 negócios no ano passado (41,9% do total).

"Em 2012, apesar de a participação de brasileiros no protagonismo dos negócios ter sido significativa, ainda, percebemos uma presença pronunciada dos estrangeiros, que atuaram forte, principalmente na ponta compradora. No entanto, o apetite dos estrangeiros recuou consideravelmente ao final do ano, no quarto trimestre, o que deve ser destacado, especialmente quando pensamos nas perspectivas de negócios para 2013", comentou, em nota, o sócio líder da área de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil, Luis Motta, que é também o responsável pela pesquisa.

As transações nas quais uma empresa de capital estrangeiro adquire, de brasileiros, empresa de capital brasileiro estabelecida no Brasil (conhecida como tipo CB1) apresentaram uma evolução de 42,3%, totalizando 296 negócios. Já as transações de internacionalização de empresas brasileiras (CB2) tiveram recuo de 33,9%, passando, para 37.

Enquanto isso, as transações CB3 (onde empresa de capital brasileiro adquire de estrangeiro empresa de capital estrangeiro estabelecida no Brasil) apresentaram estabilidade, com 30 negócios (ante 29 do ano anterior). Entre as transações envolvendo uma empresa de capital estrangeiro que adquire de estrangeiros uma empresa de capital estrangeiro estabelecida no Brasil (CB4), o recuo é pequeno, de 4,7%, somando 102 negócios.


Setores

Líder desde 2008 do ranking formado por 43 setores de atividade, o segmento de Tecnologia da Informação foi mais uma vez o que registrou o maior número de fusões e aquisições em 2012, com 104 transações somadas, que representam um crescimento de 15,6%.

Em segundo lugar ficou Serviços para Empresas, com 65 operações, avanço de 58,5% em relação ao ano anterior. Em terceiro lugar figurou a área de Empresas de Internet (conhecidas como "pontocom"), que somou 56 negócios, apresentando um crescimento expressivo de 124%.

Em seguida vem o setor de Alimentos, Bebidas e Fumo, com 46 transações, duas a mais que em 2011. Na quinta colocação aparece o setor Imobiliário, com 33 transações, recuo de 28,2%. A sexta posição ficou com as Companhias de Energia, com 30 operações, redução de 28,6%.

A atual edição da Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil considera as operações de fusões e aquisições anunciadas e concluídas e entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2012. O levantamento é realizado sistematicamente desde 1994.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)