(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Economize dos enfeites à ceia de Natal ao fazer compras


postado em 03/12/2012 09:09 / atualizado em 03/12/2012 11:05

Antes de se jogar nas compras de Natal, consumidor deve prestar atenção às dívidas de início de ano(foto: Juliana Leitao/DP/D.A Press )
Antes de se jogar nas compras de Natal, consumidor deve prestar atenção às dívidas de início de ano (foto: Juliana Leitao/DP/D.A Press )

Está se preparando para ir às compras de Natal? Que tal dar uma espiada nas dicas que a Proteste Associação de Consumidores preparou para o consumidor escolher bem e economizar nos enfeites, presentes e ingredientes da ceia natalina? Planejamento, lista na mão, a ordem é gastar sola do sapato para pesquisar e encontrar o preço mais em conta. O comércio ambulante deve ser usado com moderação e segurança. Nas compras pela internet, o cuidado terá de ser redobrado para ter a garantia do prazo da entrega do presente.

Os enfeites da árvore de Natal merecem cuidados especiais, com destaque para o pisca-pisca. “Os consumidores devem observar se as informações e as instruções constam na embalagem para evitar acidentes que coloquem em risco à saúde e a segurança”, alerta Sônia Amaro, técnica da Proteste. E o comércio popular? “Evite comprar nos camelôs porque os artigos não passam pelo controle de qualidade dos órgãos fiscalizadores”, completa.

A reportagem encontrou a professora Danielle de Souza, 30 anos, escolhendo enfeites para a árvore da Natal. “Pesquiso os preços e compro no camelô porque é mais barato, mas tenho cuidado com a segurança dos produtos”, garante. Já a biomédica Renata Viana, 24 anos, prefere as lojas. Este ano ela vai montar a primeira árvore da Natal para a filha Heloísa, de nove meses. “Vou escolher uma árvore não muito grande e os enfeites maiores para economizar.”

Dúvidas com os presentes? Preste atenção à dica da técnica da Proteste Sônia Amaro: “Nada de excessos para impressionar e ficar endividado. Faça aquilo que cabe no bolso. O importante não é o valor, mas a lembrança”. Ela lembra a chegada do Ano Novo com as despesas de início de ano, como matrículas, material escolar e os indigestos impostos.

Mais uma orientação para os aficcionados pelas compras online. O consumidor deve prestar atenção se o site é seguro, checar as reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, e confirmar se existe a garantia da entrega do presente antes do Natal. Uma dica é consultar a lista da Fundação Procon de São Paulo com os 200 sites de compras online que devem ser evitados pelos consumidores (clique aqui para fazer a consulta).

Agora, é só preparar a ceia natalina. Os ingredientes tradicionais podem ser trocados por produtos regionais mais em conta. Sai o peru de cena e entra um frango temperado com farofa de cuscuz. O bacalhau em lascas rende mais e fica mais econômico para montar uma boa salada. Na hora da sobremesa, nada de sofisticação: frutas tropicais com sorvete e bolo de rolo agradam. E para brindar, os bons vinhos e espumantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)