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Estado de Minas

Pequenos empresários que abriram a pouco tempo vivem expectativa de aproveitar 1º Natal

Momento pode representar novas perspectivas


postado em 02/12/2012 00:12 / atualizado em 02/12/2012 07:25

O clima de Natal começa a tomar conta das lojas dos empreendedores acompanhados desde julho pelo projeto Minha vida de empresário. Para muitos, o movimento começou a esquentar somente na última semana de novembro e, a medida que a data mais esperada para o comércio vai chegando, a ansiedade também aumenta. “Por enquanto, ainda não vi a cara do Natal, mas estou muito confiante que as vendas serão boas”, afirma Raphael Oliveira, dono da Retorno Confecções, em Montes Claros.

O pagamento da primeira parcela do 13º salário na sexta-feira amplia as expectativas dos lojistas, que apostam no melhor desempenho das vendas daqui para frente. “As pessoas também recebem o salário e, a partir do quinto dia útil o movimento deve começar a esquentar. Estou inclusive pensando em chamar alguém para me ajudar”, planeja Raphael.

Na Empório Colonial, que funciona há 16 dias, as expectativas são altas. As sócias Fabiana Felipe, Adriana Melgaço e Miralvina Melgaço esperam aumentar em 50% as vendas do mês. A justificaiva é que o negócio “tem tudo a ver com a data”. “Vendemos bebidas, vinhos, carnes e isso tudo tem boa saída no Natal. Por isso estamos confiantes”, explica Fabiana.

Este é o primeiro Natal dos micro empresários de Belo Horizonte e Montes Claros que abriram as portas neste segundo semestre e são acompanhados pelo Estado de Minas, que mostra os primeiros passos dos negócios, as dificuldades, desafios e conquistas. O projeto terá duração de um ano, período crucial para a sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos.

O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Davidson Cardoso reconhece que o melhor momento para o comércio ainda está por vir. “O grande pico de vendas acontece na semana que antecede o Natal, principalmente quando as pessoas recebem a segunda parcela do 13º”, afirma. Até o dia 20 de novembro, Radamés Pereira e Adriana Carvalho, proprietários da Infatti Interiores, amargaram vendas fracas, que acenderam um alerta. “Estávamos preocupadíssimos. A promoção realizada pelo shopping não trouxe o movimento esperado. Mas a grande reviravolta veio depois do dia 20”, conta Radamés. “Novembro foi o melhor mês que já tivemos. Dobramos as vendas em relação a outubro. Este finalzinho foi ótimo”, comemora o empresário, que espera manter o ritmo na entrada de dezembro.

Na loja de presentes Inbox, o movimento mais intenso – cerca de 30% superior ao de uma semana comum – começou a ser sentido no mesmo período da Infatti. “Acredito que neste primeiro fim de semana de dezembro, o movimento será ainda melhor”, afirma Alessandro Oliveira, um dos sócios. O empresário acredita que as vendas possam duplicar neste mês. “Não queremos criar muitas expectativas para não nos frustrarmos”, afirma. Com a mão na massa, os três sócios vão praticamente todos os dias para a loja ajudar nos negócios.

Quem não está muito animado com a data é o proprietário da Drogaria Planalto, em Montes Claros, Bruno Guedes. Segundo ele, o Natal não tem efeitos sobre o seu negócio, mas mesmo assim investirá em promoções e kits com perfumes para presente. “Mesmo não fazendo diferença é uma forma de aproveitar alguma venda de última hora”, comenta. Guedes lembra que com a queda de 20% nas vendas do mês passado, dezembro será benvindo. “Toda venda será importante”, afirma.

De vento em popa

As sócias Juliana Rezende e Débora Oliveira estão com a produção a pleno vapor e não podem reclamar do movimento. “Já não estamos pegando encomendas para alguns dias de dezembro por conta do volume”, conta Juliana. As confraternizações das empresas, principal nicho de mercado da Doce Requinte, já ocupa a agenda de praticamente todo o mês. “Com certeza este Natal será muito bom e dará um empurrão para o negócio. Dentro do conseguimos entregar, estamos trabalhando praticamente a 100%”, afirma.

Nome da empresa: Inbox
O que é o negócio: Loja de presentes criativos
Localização: Shopping Estação BH em Venda Nova, Região Norte de Belo Horizonte
Como está o negócio: Desanimados com o movimento do shopping nos primeiros meses do negócio, Alessandro Oliveira conta que agora o cenário está mudando. “Está bem cheio e o fluxo aumentou bastante.” A realização de alguns eventos, como uma exposição de dinossauros ajudou a atrair o público. “Durante os sábados estavam sendo realizadas atividades infantis em uma área próxima à loja que garantiu mais movimento. Houve uma parada agora, mas essas atividades devem voltar em fevereiro”, conta, mais animado com a escolha do ponto.

Nome da empresa: Drogaria Planalto
O que é o negócio: Farmácia
Localização: Bairro Planalto, em Montes Claros, Norte de Minas Gerais
Como está o negócio: Com o negócio desaquecido em novembro em função das chuvas e do desaparecimento dos clientes, o proprietário Bruno Guedes busca novas estratégias para melhorar as vendas. “Perdi 20% nas vendas, mas todo o comércio do bairro está vivendo um momento ruim. Dizem que quando chove há queda”, justifica. Além de investir em outdoors, como forma de atrair os clientes do Bairro Planalto, onde está localizada a drogaria, ele espera que algumas promoções também levem movimento para a loja. “A cada R$ 50 em compras as pessoas estouram um balão que pode ter prêmios”, adianta.

Nome da empresa: Retorno Confecções
O que é o negócio: Venda de roupas femininas e masculinas e acessórios
Localização: Montes Claros, Norte de Minas Gerais
Como está o negócio: Na tentativa de diversificar o negócio e garantir o aumento das venda, Raphael passou a vender as roupas de sua loja também no atacado. “Tem cerca de duas semanas que comecei a comercializar para outros lojistas e isso aumenta muito o giro de mercadorias, mesmo que a margem seja menor”, afirma. A intenção é ganhar no volume. A ideia veio no momento certo já que a segunda unidade da Retorno Confecções não teve o resultado esperado em novembro.

Nome da empresa: Empório Colonial
O que é o negócio: Distribuidora de bebidas e delicatessen
Localização: Bairro Planalto
Como está o negócio: As portas da Empório Colonial foram abertas!  Depois de meses de busca pelo imóvel ideal, entraves e dificuldades para alugar, as sócias Adriana Melgaço, Miralvina Melgaço e Fabiana Felipe estão confiantes no negócio e contam com a opinião dos clientes para aprimorá-lo. “Muita gente tem vindo até a nossa loja por curiosidade, mas acaba contribuindo com sugestões”, diz Fabiana. Animadas com a loja, a sócia reforça que só depois de muito trabalho, as três conseguiram “curtir a empresa”. “Abrir as portas é muito difícil, são muitos detalhes. Muitas vezes trabalhamos das 6 da manhã à meia noite para etiquetar, organizar e montar a nossa empresa”, conta.

Nome da empresa: Doce Requinte
O que é o negócio: Produção de salgados e doces artesanais e personalizados
Localização: Bairro Nova Granada, Região Oeste (endereço temporário)
Como está o negócio: Para atender o volume de encomendas, Juliana e Débora tiveram que correr atrás de ajuda. “Duas conhecidas da minha mãe, que já têm experiência na área, estavam paradas. Então as chamamos para ajudar”, conta Juliana. Além do reforço na produção, elas ainda contam com a ajuda da irmã de Juliana, que começa a atender a clientela. “Ela está dando um apoio nesta fase mais movimentada e começa a se animar com o negócio. Vamos esperar passar esse período para ver se ela fica conosco”, revela Juliana.

Nome da empresa: Infatti Interiores
O que é o negócio: Móveis para decoração
Localização: Shopping Minascasa, Bairro Ipiranga, região Nordeste
Como está o negócio: Um pouco decepcionados com o ponto da loja, Radamés e Adriana esperavam mais de um shopping especializado em decoração. “Na verdade não trouxe muito movimento pra gente. O que temos tido de clientela, tem partido muito do nosso esforço”, afirma Radamés. A promoção realizada pelo shopping em novembro também deixou a desejar. “O fluxo não foi como esperado”, lamenta o empresário. O casal mantêm a corrida por parcerias com decoradores e arquitetos para aumentar as vendas. “Estamos tendo retorno a partir dessa linha de ação, que pretendemos manter daqui em diante”, garante Radamés.


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