(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Foxconn fica mais distante de Minas

Empresa de tecnologia taiwanesa anuncia fábrica em Itu com aporte de R$ 1 bi. Unidade mineira está "congelada"


postado em 19/09/2012 06:00 / atualizado em 19/09/2012 06:45

Está cada vez mais distante a possibilidade de a Foxconn instalar uma fábrica em território mineiro. Nessa terça-feira, a empresa taiwanesa anunciou que vai abrir uma nova unidade industrial em Itu, no interior paulista, no ano que vem. A companhia vai investir R$ 1 bilhão na fabricação de componentes para tablets, smartphones e outros produtos eletrônicos. O protocolo de intenções será assinado pelo presidente da Foxconn no Brasil, Henry Cheng, e pelo presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), Luciano Almeida, amanhã. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Dorothea Werneck, no entanto, o empreendimento não elimina a possibilidade de Minas Gerais receber outra unidade da empresa. “A Foxconn já estava trabalhando com ideia de trazer dois invesimentos novos para o Brasil. Em Itu serão fabricados produtos finais. A unidade esperada em Minas é de uma indústria básica”, sustenta.

Segundo o presidente da Investe São Paulo, com esse investimento praticamente toda a cadeia de fabricação de iPads e iPhones da Apple estará em território nacional. A exceção será a produção de displays TFT – tecnologia para melhorar a qualidade da imagem que demanda robustos recursos para ser produzida. "Este não é o momento para uma planta de TFT vir para o Brasil, mas essa será a única parte da cadeia que vai faltar", disse Almeida. A previsão é de que a unidade da Foxconn em Itu crie 10 mil empregos diretos. No parque industrial, haverá até cinco fábricas que irão produzir cabos, câmeras, telas sensíveis ao toque, LED, placas PCB (placa de circuitos) e outros componentes utilizados na montagem dos eletrônicos.

A empresa taiwanesa congelou os planos de trazer sua fábrica para Minas depois de ter solicitado reserva de mercado no país, pedido que enfrentou a resistência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Pode ser que eles avaliem que vale a pena instalar a fábrica, mesmo sem a reserva de mercado, mas pode ser que ocorra o contrário”, observa Dorothea Werneck. A Foxconn tem uma unidade em Jundiaí (SP), onde monta os produtos da Apple. Além dessa planta, tem outras quatro unidades no estado de São Paulo e três em outras unidades da Federação. O plano da Foxconn é que o início da produção em Itu ocorra em 2014, atingindo capacidade plena em 2016.

Incentivos

A empresa adquiriu um terreno de 1 milhão de metros quadrados às margens da SP-308, a chamada Rodovia do Açúcar. De acordo com Almeida, a empresa taiwanesa não terá benefícios fiscais especiais do governo paulista para montar o complexo em Itu, apenas os incentivos já previstos em lei estadual, que instituiu o Programa de Incentivo ao Investimento pelo Fabricante de Produtos da Indústria de Processamento Eletrônico de Dados (Pro-Informática), entre eles a utilização de crédito de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de bens e mercadorias de investimentos. A empresa terá de obter o licenciamento ambiental para o local da construção. O governo paulista fará intermediação entre a empresa, a prefeitura local e as concessionárias para a criação da infraestrutura do parque industrial – iluminação pública, rede de água e esgoto e vias de acesso. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)