Os preços de milho, soja e trigo subiram nesta quinta-feira em Chicago, impulsionados pelo anúncio de novas medidas de estímulo do Federal Reserve (banco central, Fed), que debilitaram o dólar. Segundo o analista Jason Britt, da Central State Commodities, o pacote de ajuda para a economia do Fed derrubou o dólar, o que estimulou a alta das matérias-primas.
O Fed anunciou que a partir de sexta-feira passará a realizar compras de ativos lastreados em títulos imobiliários de organismos por um montante de 40 bilhões de dólares por mês. Além disso, o banco central anunciou que manterá as taxas de juros em um nível próximo de zero até meados de 2015, ou seja, ao menos seis meses mais que o previsto inicialmente.
"As declarações do Fed fizeram com que os operadores passassem a esperar por uma maior liquidez no mercado das matérias-primas", disse Britt. O bushel de milho (cerca de 25 kg) com entrega para dezembro subiu a 7,7775 dólares, contra 7,6950 dólares na véspera.
O bushel de trigo com a mesma data de entrega terminou a 9,0200 dólares, contra 8,9000 dólares. Já o contrato para o bushel de soja com entrega em novembro fechou a 17,4725 dólares, contra 17,4575 dólares.
