(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais que beleza, design melhora eficiência de produtos


postado em 19/08/2012 08:10

Quem considera que o design tem a missão de deixar um produto ou serviço agradável esteticamente acertou. Mas não é só isso. O conceito pode também tornar uma ideia mais funcional, alavancar as vendas e reduzir custos na linha de produção. Vencedor do concurso Sebrae de design em 2010, na categoria eletroeletrônica, o designer Cristiano Magalhães diz que, em alguns produtos, a economia gerada com uso de materiais mais apropriados pode superar 30%. Para a empresa GT – Gestão e Tecnologia, de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, ele desenhou um equipamento que tem como função economizar energia, trabalho que lhe rendeu a premiação.


Crisitano Magalhães diz que 80% da decisão de compra é feita no ponto de venda. “É por isso que grandes empresas investem tanto em diferencial para suas marcas.” Apesar disso, o design ainda não se tornou uma preocupação para a maioria das pequenas e médias empresas. “Acredito que a formação de um mercado bem definido de profissionais vai facilitar essa aproximação com as empresas. Hoje muitos não sabem quem é esse profissional e onde encontrá-lo.”
Andrea Tristão, coordenadora do programa de design do SebraeMinas, diz que desde 2001 o conceito vem sendo levado para as micro e pequenas e micro empresas. “O desafio é firmar o diálogo entre as empresa e as universidades que incubam empresas de design.” Segundo ela, um grande foco tem sido levar o conceito também aos serviços. (MC)

enquanto isso...
...valorização estratégica


A produção industrial, que já foi marcada pela capacidade produtiva e, depois, pela inserção de novos materiais em seus processos, atravessa agora a época do design ou da produção diferenciada. Em Minas, o antigo prédio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg),

que chegou a ser cotado para abrigar o hotel de luxo Fasano – que investiria R$ 52 milhões em sua adaptação –, vai abrigar agora a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Segundo o reitor Dijon Moraes Jr., o projeto executivo que vai garantir ao prédio as características originais da década de 50 estará pronto em 12 meses. A escola será uma grande vitrine para o segmento, oferecendo cursos livres em setores estratégicos para o estado, como joias, calçados, mobiliário, recuperação do patrimônio, paisagismo. Haverá também mostras temporárias e temáticas da produção industrial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)