Os quatro restaurantes das redes KFC e Pizza Hut no Nepal fecharam nesta terça-feira, alegando que os funcionários atacaram e ameaçaram de morte seus diretores. Devyani International, que opera os restaurantes de KFC e Pizza Hut no Nepal e na vizinha Índia, enviou uma carta às autoridades para anunciar o fechamento imediato de seus estabelecimentos na capital Katmandu.
"Com o objetivo de perturbar nossas atividades, alguns funcionários atacaram fisicamente e ameaçaram de morte os diretores", disse a companhia na carta, vazada à imprensa local e a qual a AFP teve acesso. "Estes atos colocaram a vida dos diretores em perigo. Para garantir a segurança de nossos restaurantes e dos funcionários, fechamos nossos serviços por um período indefinido", acrescentou.
KFC e Pizza Hut, as únicas redes de fast-food internacional do Nepal, abriram seus primeiros estabelecimentos neste país há três anos, recebendo uma grande afluência. A chegada destes grupos ao país foi uma prova da melhora do ambiente econômico após a guerra civil travada entre 1996 e 2006 pelo governo e pelos maoístas.
Durante o conflito, os rebeldes atacaram empresas estrangeiras como Coca-Cola, Pepsi e Unilever. Recentemente apareceram em Katmandu muitos restaurantes, centros comerciais e supermercados que vendem produtos estrangeiros.
