(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FMI, pessimista sobre Espanha, adverte contra tensões nos mercados


postado em 27/07/2012 18:16

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo suas previsões sobre a Espanha nesta sexta-feira, prevendo agora um recuo de 1,7% do PIB em 2012 e de 1,2% em 2013, devido às novas medias de rigor, e advertindo contra as tensões que sofre o país nos mercados.

"As tensões nos mercados podem acentuar-se ainda mais e ameaçar o acesso ao mercado", disse o FMI em seu relatório anual sobre Espanha, pedindo que, para acalmar os ânimos, sejam aplicadas a tempo as decisões da reunião (europeia do final de junho) e que seja aprimorada a união fiscal e bancária a nível europeu.

O Fundo, que leva em conta as últimas medidas de rigor anunciadas por Madri em 11 de julho, prevê que a recessão se agravará na Espanha, mas que seu déficit público respeitará as metas de 6,3% do PIB em 2012 e se desviará um pouco em 2013 (4,7% do PIB frente a uma meta de 4,5%).

A Espanha, imersa na crise desde o estouro da bolha imobiliária em 2008, concentra atualmente todas as atenções dos mercados, tendo que pagar juros cada vez mais altos para se financiar, o que põe em perigo sua capacidade de obter liquidez.

Apesar destas dificuldades, a vice-presidente do governo espanhol, Soraya Saénz de Santamaría, insistiu nesta sexta-feira: "Não vai haver um resgate global do país nem o resgate é uma opção".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)