(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eletricitários da Cemig param nesta terça; categoria promete ato público

A última paralisação dos trabalhadores ocorreu no mês passado


postado em 29/05/2012 08:41 / atualizado em 29/05/2012 09:47

Os eletricitários da Cemig S, empresa do grupo Cemig, promovem uma paralisação de 24 horas nesta terça-feira em todo o Estado. Eles cobram da empresa o fim de demissões e de retaliações e resposta à pauta para a celebração do primeiro Acordo Coletivo de Trabalho. De acordo com o SindieletroMG, sindicato que representa a categoria, as reivindicações dos trabalhadores foram entregues à empresa há mais de dois meses, mas a Cemig não iniciou a negociação.

Os eletricitários da Cemig S são concordados e realizam serviço de leitura em medidores de energia da companhia, mas conforme o sindicato, têm salários e benefícios muito abaixo dos demais trabalhadores Cemig Distribuição e Cemig Geração e Transmissão. A categoria também afirma que a empresa vem pagando vale transporte abaixo do que determina a lei e cometendo outros abusos como lugar sede no interior em nome de eletricitário e manter a conta de luz no registro de trabalhador. Trabalhadores também denunciam a perseguição contra lideranças do movimento em defesa de direitos da categoria. “Seis eletricitários concursados foram demitidos este ano e cinco trabalhadores levaram balão”, diz a nota enviada pelo SindieletroMG.


Na tarde desta terça-feira, os eletricitários prometem um ato público em frente à Assembleia Legislativa. No mesmo horário, a categoria participa de uma audiência pública para debater as relações trabalhistas na Cemig. O tema de destaque será a violação de direitos na Cemig Serviços. Durante a reunião, o movimento dos eletricitários estará na Assembleia reivindicando um Acordo Coletivo de Trabalho que garanta isonomia salarial, plano de saúde (Cemig Saúde), fundo de pensão (Forluz), auxílio educação e respeito à organização sindical.

A Cemig informou por meio de sua assessoria de imprensa que o superintende do Recursos Humanos da empresa vai participar da audiência pública hoje na assembleia para ouvir a reivindicação dos trabalhadores. A Cemig também informou que apesar da paralisação dos eletricitários, o atendimento ao consumidor, em especial ao serviço de leitura em medidores de energia não está prejudicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)