(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Micro e pequenas empresas mineiras apresentam otimismo

Empreendedores declaram que bons resultados de 2011 deixam espaço para mais crescimento


postado em 01/02/2012 09:27

Proprietários de micro e pequenas empresas (MPE) mineiras preveem que as vendas aumentarão neste ano. As perspectivas positivas para 2012 foram detectadas na Sondagem de Avaliação de Desempenho e Perspectivas das Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em Minas Gerais com 511 empresários do estado.

Segundo a instituição, o otimismo pode ser resultado do bom desempenho que os empreendimentos tiveram em 2011 e pela percepção dos empresários de que há espaço para expansão dos negócios no ano que se inicia. De acordo com o estudo, 82% das MPE consultadas são administradas por membros da família, e 46% têm mais de dez anos de mercado e faturam até R$ 120 mil por ano.

Cerca de 78% dos empreendedores esperam aumentar o faturamento e 77% acreditam que o lucro também vai crescer. Para 82% dos entrevistados, as vendas terão volume maior que em 2011. Pouco mais da metade afirma que manterá o número de funcionários (53%). Ainda segundo a sondagem, 2011 terminou com crescimento no faturamento e nas vendas para mais de 40% dos empresários.

Apesar do bom desempenho, a pesquisa identificou que as micro e pequenas empresas sentiram algumas dificuldades em 2011. Segundo o estudo, cerca de 60% dos entrevistados declararam ter algum tipo de endividamento e 71% não têm planejamento estratégico para os próximos três anos.

O estudo também faz um alerta sobre a questão da sustentabilidade nas empresas. Somente 32% dos entrevistados adotam ações voltadas para o meio ambiente. A maior parte pratica reciclagem (31%) e 8% faz coleta seletiva de lixo. Mesmo assim, 45% dos empresários disseram ter interesse em adotar iniciativas sócio-ambientais neste ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)