As bolsas de Nova York iniciaram o pregão de hoje em território positivo, em meio a divulgação dos dados sobre o mercado de trabalho nos EUA. O número de empregos criados em novembro veio abaixo do esperado, mas a taxa de desemprego caiu para o menor nível desde março de 2009. Às 12h32 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,71%, o Nasdaq avançava 0,90% e o S&P 500 tinha alta de 0,77%.
Os mercados na Europa operaram em alta durante toda a manhã. Hoje a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, fez um apelo urgente para uma ação política decisiva para consertar as raízes da crise da dívida na zona do euro. Já o presidente da França, Nicolas Sarkozy, expressou a disposição do país de apoiar os alemães e abrir mão de parte da soberania nacional para alinhar melhor as políticas econômicas.
"O risco no curto prazo é que os governos da zona do euro não consigam se comprometer com uma consolidação fiscal mais rápida e o BCE não se comprometa com compras maiores de bônus soberanos", escreveram os estrategistas do Barclays Capital.
Pela manhã, o Departamento de Trabalho dos EUA anunciou que a economia norte-americana criou 120 mil empregos em novembro. O avanço ficou um pouco abaixo da previsão dos analistas ouvidos pela Dow Jones, de abertura de 125 mil postos de trabalho. Mesmo assim, a taxa de desemprego no país recuou para 8,6%, o menor nível desde março de 2009.