(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inflação na China desacelera para 5,5% em outubro


postado em 09/11/2011 09:56

O índice de preços ao consumidor na China subiu 5,5% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2010. O resultado indica uma desaceleração na inflação em outubro, após um aumento anual de 6 1% em setembro, de acordo com dados divulgados hoje pelo Escritório Nacional de Estatística da China.

No entanto, o resultado ficou levemente acima do esperado por economistas, que previam para outubro deste ano uma alta de 5 4%. Em comparação com o mês anterior, o índice de preços ao consumidor teve uma alta de 0,1% em outubro; em setembro, a elevação havia sido de 0,5%.

Já o índice de preços ao produtor subiu 5,0% em outubro em comparação com o mesmo mês de 2010. Os economistas previam uma alta de 5,8%. Em setembro, a alta havia sido de 6,5%. Em relação ao mês anterior, o índice de preços ao produtor teve uma queda de 0,7% em outubro, depois de mostrar variação zero em setembro.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse que os preços ao consumidor na China caíram "sensivelmente" desde outubro, mas que os esforços para controlar a inflação ainda podem enfrentar dificuldades durante o inverno (no hemisfério norte), de acordo com um relato da agência de notícias Xinhua.

"Haverá dificuldades, pois o inverno é uma estação quente para a demanda do consumidor e uma estação leve para a produção agrícola no norte", afirmou o premiê a diplomatas e executivos de empresas durante sua recente visita à Rússia, segundo a Xinhua. Ele acrescentou que a China tem de aumentar a produção para ajudar a estabilizar os preços.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)