O brasileiro Robério Oliveira Silva foi eleito nesta sexta-feira o novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), anunciou a instituição.
Robério Oliveira Silva, de 48 anos, sucede no cargo o colombiano Néstor Osorio, que deixou a função ano passado para assumir o posto de embaixador de seu país na ONU. A organização era dirigida de modo interino desde novembro de 2010 pelo também brasileiro José Sette.
Oliveira Silva, um economista nascido em Minas Gerais, era diretor desde fevereiro de 2009 do departamento do Café do ministério da Agricultura brasileiro.
O Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo, e o segundo consumidor. Em 2010, as exportações de café brasileiro alcançaram um recorde histórico de 5,66 bilhões de dólares, um aumento de 33% na comparação com 2009, segundo o Conselho de Exportadores de Café (Cecafé).
A OIC é uma organização intergovernamental que reúne os principais países produtores e consumidores para solucionar, por meio da cooperação internacional, os desafios do setor setor cafeteiro mundial.
Os membros da OIC representam 97% da produção de café do planeta e mais de 80% do consumo mundial.
