
Os proprietários australianos do Westfield Stratford City, que custou 1,45 bilhão de libras (2,3 bilhões de dólares, 1,7 milhão de euros), esperam que cerca de 100 mil pessoas visitem durante o primeiro dia este centro comercial, que também possui um cinema com 14 salas e o maior cassino do Reino Unido.
Eles são conhecidos pelo sucesso do primeiro centro comercial Westfield, situado no oeste da cidade, e que até o nascimento de seu gêmeo era o maior da Europa. Inaugurado em 2009, em plena crise econômica, o centro atraiu 23 milhões de visitantes durante seu primeiro ano de vida.
O novo está estrategicamente situado, já que qualquer pessoa que se dirigir às instalações olímpicas será obrigada a passar por ele ao chegar à estação Stratford International em um trem de alta velocidade com capacidade para 25 mil passageiros por hora.
Situado em uma região atingida por uma alta taxa de desemprego, o centro permitiu criar 10 mil postos de trabalho e as autoridades locais esperam que tenha um impacto positivo em todo o bairro.
"Westfield representa mais que tijolos, argamassa, lojas fabulosas e restaurantes. É uma ferramenta que nos ajudou a transformar as vidas de nossos vizinhos, proporcionando emprego a eles", estimou o prefeito do bairro de Newham, Robin Wales.
A proximidade com o Parque Olímpico obrigou, no entanto, as autoridades a estabelecer medidas especiais de segurança. O Comitê Organizador de Londres 2012 (LOCOG) anunciou que revistará todos os veículos que entrarem no estacionamento do shopping até o fim dos Jogos, que serão realizados de 27 de junho a 12 de agosto.
