
Há marinheiros de primeira viagem que sabem que devem confiar em dias melhores, mas que não negam o medo diante das primeiras grandes perdas. É o caso do engenheiro Artur Matos, de 31 anos, que só este ano já viu seus investimentos encolherem 27% na Bovespa. “Por mais que eu soubesse que essa era uma possibilidade, quando cai demais a gente fica assustado.”
Mas muitos investidores não conseguem entender o motivo de tamanho prejuízo. Mas, em vez de seguirem à risca as indicações — esperar a poeira baixar, pois, a longo prazo, ações sempre garantem um bom ganho —, estão se desfazendo de tudo o que têm aplicado na Bovespa, mesmo com perdas gigantescas. Esse movimento desesperado é um dos principais motivos para as quedas acentuadas do Ibovespa.
Em contrapartida, mesmo com a turbulência na economia global, os investidores estrangeiros estão tirando proveito das dicas dos analistas e comprando pechinchas na Bovespa. Neste mês, as compras de ações já superam as vendas em R$ 382,4 milhões. Muitos arrematam papéis com até 40% de desconto.
