(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BCE decide relançar programa para mercado de dívida


postado em 07/08/2011 19:36

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou neste domingo à noite que vai intervir "ativamente" no mercado de bônus, frente à escalada da crise da dívida na Zona do Euro.

"O BCE vai aplicar ativamente o seu programa (de compra de obrigações no mercado secundário)", indicou em um comunicado, sem indicar a dívida de qual país planejava comprar, no momento em que os mercados esperam que intervenha nas obrigações italianas e espanholas. O órgão também deu a entender que vai adquirir dívidas da Espanha e Itália para evitar o contágio da crise nesses países.

O Conselho do BCE se reuniu neste domingo de forma extraordinária, por meio de uma teleconferência, para analisar a crise da dívida. Analistas temem que Espanha e Itália sigam o caminho de Grécia, Irlanda e Portugal, que precisaram de pacotes de ajuda externa para salvarem suas economias.

Segundo analistas de mercado, os beneficiários devem ser Itália e Espanha, que vêm tentando evitar colapsos financeiros como os que levaram Grécia, Irlanda e Portugal a buscar pacotes de socorro da União Europeia. O programa pode dar impulso aos bônus italianos e espanhóis, levando a uma redução das taxas de retorno (yields), que vêm ameaçando os orçamentos dos dois países. O BCE também elogiou o compromisso dos governos da Itália e da Espanha para reduzir seus déficits e acelerar a consolidação fiscal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)