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Estado de Minas

Empreiteiras criticam editais de concessão dos aeroportos


postado em 29/04/2011 06:00 / atualizado em 29/04/2011 06:16

Brasília – Mesmo antes de sair, os editais de concessão dos principais aeroportos do país já recebem críticas das empreiteiras. Se o documento de abertura do leilão confirmar o prazo de exploração de 20 anos, como anunciou na terça-feira o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, a licitação que garantiria a ampliação dos terminais antes da Copa do Mundo de 2014 poderá ser abortada logo na decolagem. Para amortizar gastos nas obras e ainda garantir lucro – principal razão dos investimentos da iniciativa privada –, as concessões deveriam ser de, no mínimo, 30 anos, disse uma fonte das companhias aéreas.

O governo federal pretende conceder à iniciativa privada a ampliação e a exploração dos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Viracopos, Confins e Galeão. O prazo de 20 anos não interessa às empreiteiras de grande porte. Além disso, a urgência para a aceleração no cronograma das obras nos aeroportos das 12 cidades que sediarão o mundial de futebol e o pouco tempo que resta para elaboração do edital – o governo quer começar o processo em maio – são o maior desafio. Outro temor, dizem os especialistas em licitações em infraestrutura, são as falhas que levam a sucessivos adiamentos do edital.

Aos olhos dos especialistas, se quiser se dar bem na privatização dos aeroportos, o governo vai ter que preparar um edital capaz de atrair os investidores, com garantias e regras bem definidas. A definição do modelo para o leilão dos aeroportos será determinante para a largada da formação dos consórcios. Por enquanto, todas as construtoras têm interesse, desde as grandes – que já operam ou constroem aeroportos no exterior, como Camargo Corrêa e Odebrecht – até as de médio e pequeno porte, como as que integram a Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop).


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