(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo adotará via rápida para concessão de aeroportos


postado em 28/04/2011 19:08

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta quinta-feira que o governo vai adotar o "fast track" para a concessão da administração de aeroportos à iniciativa privada, uma espécie de via rápida para agilizar os investimentos para melhorar a infraestrutura aeroviária do País até a Copa de 2014.

Coutinho usou a expressão ao participar da plateia de um painel sobre os desafios de infraestrutura da América Latina do Fórum Econômico Mundial, realizado no Rio, protagonizado pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, indicado pela presidente Dilma Rousseff para exercer a Autoridade Pública Olímpica (APO). Durante o debate, ele e Coutinho concordaram que é uma das prioridades no setor deve ser o aperfeiçoamento dos projetos.

Em rápida entrevista na saída, Meirelles indicou que o governo vai usar os aeroportos para testar o "fast track" e repeti-lo em outros setores de infraestrutura que necessitam ter os investimentos acelerados. "Isso está sendo detalhado na questão dos aeroportos", afirmou. No entanto, afirmou que não há contradição com a necessidade de elevar a qualidade dos projetos.

"A ideia é acelerar os prazos de implementação, ser mais eficiente e fazer projetos que não nos façam perder tempo. É ter um procedimento mais eficiente e mais rápido", disse Meirelles. "Uma coisa é ter projetos com visão de longo prazo. Outra coisa é ser mais eficiente na implementação".

O ex-presidente do BC disse que não é possível aplicar os mesmos prazos das concessões feitas até agora diante da necessidade de velocidade nos investimentos em setores como o de aeroportos. Segundo ele, o governo acerta ao mudar regras.

Meirelles conversou animadamente com Coutinho ao chegar ao fórum no meio da tarde, mas evitou conversas com os jornalistas ou comentários sobre a conjuntura econômica. Alegou que sua nomeação como Autoridade Olímpica ainda não foi oficializada e que estava cumprindo ainda quarentena de sua saída do BC, em janeiro. "Amanhã é o último dia", brincou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)