(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estamos no meio do processo de aperto monetário, diz Tombini

Em Washington, presidente do BC disse que autoridade monetária está atenta aos riscos inflacionários gerados pelo intenso fluxo de entrada de capital no país


postado em 15/04/2011 12:42

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta sexta-feira, que a autoridade monetária brasileira está atenta aos riscos inflacionários gerados pelo intenso fluxo de entrada de capital no País. Segundo Tombini, esse influxo tem o potencial para colocar em risco a estabilidade financeira. "Estamos no meio de um

ciclo de aperto monetário", disse Tombini, durante o seminário "Latin America's Economic Perspectives: Shifting Gears in the Age of Heightened Expectations", promovido pelo The Brookings Institute, em Washington.

"Já subimos os juros em 300 bps desde 2010 e temos mais trabalho a fazer olhando para frente", afirmou. "Precisamos ter cuidado para que os extraordinários níveis de liquidez não coloquem em risco a estabilidade financeira", salientou. Tombini disse ainda que o "nosso dever é assegurar a estabilidade financeira e que a inflação fique dentro da meta de inflação".

Tombini lembrou que além do aperto monetário, o governo tem adotado políticas macroprudenciais para moderar o crescimento do crédito e o fluxo de capitais, citando entre as medidas o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O presidente do BC está em Washington para participar da reunião de Primavera do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial e dos encontros do G-20.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)