(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abertura do Desafio Sebrae Internacional é marcada pelo intercâmbio cultural


postado em 28/03/2011 17:10

Jovens universitários de oito países da America Latina, além do Brasil, estão reunidos no Rio de Janeiro para disputar a final da competição do Desafio Sebrae Internacional, que começou no último domingo e segue até a próxima quarta-feira. Administrar uma empresa virtual e aprender a tomar decisões em conjunto é a proposta do jogo, que desde 2002, é disputado internacionalmente e já reuniu em dez edições cerca de 90 mil estudantes.

O Desafio Sebrae Internacional faz parte de uma cooperação para aumentar o empreendedorismo na América Latina. Nos próximos três dias, a tarefa das equipes vencedoras da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Panamá e Brasil é administrar virtualmente uma fábrica de instrumentos de percussão. De acordo com Lídia Henrique, da e quipe técnica do projeto no Sebrae, este ano, o tema do jogo, "Instrumentos de Percussão", estimula a capacidade para identificar as oportunidades de mercado.

A proposta do jogo empresarial é despertar o empreendedorismo e ampliar as possibilidades para que os universitários brasileiros estreitem laços com os vizinhos. "Trata-se de uma oportunidade para integração da juventude por meio do empreendedorismo", frisou o diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maurício Guedes.

Investimento, estoque, estratégias de vendas são exemplos de decisões que têm de ser tomadas a cada etapa, sempre levando em conta cenários desafiadores de mercado. Vence quem somar mais pontos. "Estamos nervosos porque somos estreantes na competição, mas queremos mostrar competência e fazer amigos", disse a representante do Panamá, Jeanethe
Marie Lee. "Esperamos ter o mesmo desempenho, crescer e aprender com outras pessoas", reforçou Natalia Gatti, que falou pela Argentina.

O jogo se divide em fases virtuais e presenciais. Na última etapa, participam as equipes campeãs da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Panamá e Brasil. São 40 universitários, entre 18 e 21 anos, atuando como se estivessem no escritório de uma empresa. Cada equipe reúne de três a cinco pessoas, simulando o gerenciamento de um pequeno negócio. Ganha o jogo o grupo que apresentar os melhores resultados.

Os estrangeiros, ao vencerem em seus países de origem, receberam como prêmio a vinda ao Rio de Janeiro para participarem da final. Já a equipe brasileira conquistou uma viagem para o exterior pela vitória nacional. O grupo campeão do Desafio Sebrae Internacional ganha um troféu. O Brasil já foi campeão três vezes.

A jornalista viajou a convite do Sebrae


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)