(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Encontro de livrarias capacita empresários para sobrevivência no setor


postado em 02/12/2008 16:55 / atualizado em 08/01/2010 03:59


O competitivo mercado de livros de Belo Horizonte e Região Metropolitana contou com um incentivo para crescer na manhã desta terça-feira. O Primeiro Encontro Mineiro de Livrarias, organizado pela MCSoft, disponibilizou informações para melhorar a gestão do negócio de pequenos empresários do setor.

“O setor de livros é muito carente em relação à gestão, acompanhamento e controle financeiro e também na parte de estoque”, afirma Estefano Fonseca, organizador do evento, realizado pela primeira vez na capital. Um consultor do Sebrae com expertise na área falou sobre lucratividade e sobrevivência no setor e, numa segunda etapa, as empresas devem fazer cursos de capacitação para melhorar o gerenciamento das livrarias.

“Acreditamos que as empresas puderam ter uma visão diferente do negócio. Também contamos com a Receita Estadual que falou sobre a nota fiscal eletrônica, que desburocratiza o processo do governo e reduz custos”.

De acordo com a Junta Comercial de Minas Gerais, em Belo Horizonte, 64 livrarias foram abertas de janeiro a outubro deste ano enquanto 36 foram fechadas. Em Minas foram 247 livrarias abertas contra 108 extintas.

Software
A MCSoft também mostrou aos 77 participantes do evento o NDF Essencial, programa que pretente atender a demanda específica das livrarias. A locação mensal do software custa R$ 200 para uma livraria pequena com até dois computadores, mais os custos de implantação, de cerca de R$ 600.

Além de ser adaptado para o gerenciamento de produtos consignados, o programa também registra a história do livro na empresa. O produto pode ser rastreado, o que não é feito por outros programas, segundo Estefano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)