BERLIM - A atual crise financeira global está causado na Alemanha um grande aumento das vendas do livro "O Capital", escrito por Karl Marx em 1867 para analisar o modo de produção capitalista.
"Marx está novamente na moda", disse ao jornal Neue Ruhr Zeitung Joern Schuetrumpf, responsável pela editora Karl-Dietz, de Berlim, que publica as obras de Marx e Friedrich Engels em alemão.
As vendas do primeiro volume da obra, explicou Schuetrumpf, triplicaram desde 2005, chegando a 1.500 exemplares.
Para o mês de dezembro, a editora espera um aumento ainda maior da demanda, considerando que algumas das teorias escritas pelo filósofo -- dentre as quais aquela que afirma que o capitalismo em excesso acabe por se auto-destruir -- estão mais atuais do que nunca.
O próprio governo alemão pode ter contribuído para o boom de Marx nas livrarias, já que no final do último mês de setembro o ministro das finanças alemão, Peer Steinbrueck, declarou ao jornal Der Spiegel que "tudo o que está acontecendo mostra que algumas partes da teoria marxista não estavam tão erradas".
Publicidade
Crise financeira faz aumentar vendas de 'O Capital'
Na Alemanha, as vendas da obra clássica de Karl Marx vêm aumentando nos últimos anos e devem explodir na medida em que se aprofunda a crise
Publicidade
