(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOS EUA

Igreja pró-LGBT é incendiada após aparecer em vídeo de YouTuber de direita

O caso ocorreu na cidade de Plano, no Texas, EUA, e é investigado como criminoso pelo departamento de polícia local


28/07/2023 14:10 - atualizado 28/07/2023 14:42
1156

Três homens brancos estão em frente à fachada da Community Unitarian Universalist Church
O grupo de homens que gravou o vídeo com Bo Alford (à direita): Cassady Campbell (centro) e o outro homem (à esquerda), não identificado (foto: YouTube/Reprodução)

Uma igreja pró-LGBTQIAPN+ foi incendiada no último domingo (23/7), pouco tempo depois de aparecer em um vídeo do YouTuber Bo Alford, também conhecido como Bodittle. No vídeo em questão, entitulado “Nós agimos como LGBT em uma igreja LGBT”, Bo, seu amigo YouTuber Cassady Campbell e um outro homem foram à Community Unitarian Universalist Church, localizada em Plano, no Texas, EUA, e “fingiram ser LGBT”.

Nas palavras do grupo, eles pretendiam “testar” a teologia da igreja e expor “falsos missionários” ao perguntarem à congregação sobre suas crenças. Ao final do vídeo, que bateu mais de 200 mil visualizações, mas não está mais disponível para o público, eles se reúnem em frente à fachada da igreja e pedem aos inscritos para que “rezem por essas pessoas”, chamando o local de “pagão e satânico”.

 

De acordo com o departamento de polícia local, o caso está sendo investigado como “incêndio criminoso intencional”, mas não há confirmação se foi, de fato, um ataque motivado pelo ódio. A polícia está trabalhando em conjunto com o departamento de bombeiros.


De acordo com as autoridades, uma pessoa que passava em frente à igreja avistou chamas vindo da porta principal da igreja e acionou a emergência. As chamas foram contidas rapidamente e não houve feridos.

O que diz a igreja

Nas redes sociais, a Community Unitarian Universalist Church chamou o incidente de “ataque com bomba incendiária”, afirmando que um objeto com componentes químicos inflamáveis foi jogado ou deixado em frente à porta do prédio principal da igreja, o que causou o incêndio.
 
 
 
A igreja também associou o vídeo de Bo Alford ao crime. “Funcionários da igreja já estão revisando a segurança do local e trabalhando em conjunto com o departamento de polícia de Plano desde a intrusão de um grupo de ódio ao prédio da igreja durante e após o culto de domingo no dia 25 de junho. [...] A comunidade da igreja pede por apoio e preces neste momento em que lidamos com o impacto desse incidente”, escreveram.

O que diz o Youtuber

O Youtuber Bo Alford negou qualquer envolvimento no incêndio e a polícia não sugeriu ligação direta entre ele, os amigos, e o incidente. Em nota, ele afirma que “primeiro, e acima de tudo, direciono minhas preces a todos os atingidos pelo incêndio. Sobre as acusações, afirmo que meu canal [no YouTube] espalha a palavra de Jesus e seu amor por nós. Se assistir ao vídeo, verá que os membros da igreja não têm nada a dizer além de coisas boas sobre nós. Adoraram conversar com a gente e ainda nos abraçamos. O fato de estarmos sendo rotulados como um grupo de ódio e associados a esse incêndio de qualquer maneira é horrível”.
 

Em suas redes sociais, Alford se descreve como “Youtuber Crente em Cristo/Boxeador/Pro Lib Troller”. Ele frequentemente leva convidados em seus vídeos para atacar cidadãos política e socialmente liberais, focando em membros da comunidade LGBTQIAPN+.

Em seu vídeo mais recente relacionado à pauta LGBTQIAPN+, ele entra em uma igreja progressista em Nashville, Tennessee, nos EUA, e discute com o pastor, que depois o procurou para impedir a publicação do vídeo.
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)