(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OPORTUNIDADE

USP abre edital para bolsas de pós-doutorado destinadas a pesquisadores negros

O programa tem como objetivo aumentar a diversidade dos docentes nas universidades; inscrições vão até 10 de maio


25/04/2023 13:36 - atualizado 25/04/2023 14:52

USP Campus Butantã
No total, serão ofertadas 50 vagas para os pesquisadores e pesquisadoras (foto: USP Imagens/Divulgação )
Pesquisadores negros de todo o Brasil poderão se inscrever para o Edital Bolsas de Pós-Doutorado da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições poderão ser realizadas até 10 de maio, por meio de um formulário online. A bolsa tem duração de 12 meses —  com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período — seu valor é de R$ 8.479,20 e serão ofertadas 50 vagas.

Os pesquisadores poderão se candidatar à bolsa caso possuam traços fenotípicos que os caracterizem como negros, de cor preta ou parda e tenham o título de doutorado com data de defesa anterior à data limite de submissão das candidaturas.

A seleção dos bolsistas será feita por meio da avaliação do Plano de Trabalho, mérito acadêmico, pela contribuição para o desenvolvimento da pesquisa e avanço do conhecimento em sua área, por análise curricular e experiência na área escolhida para desenvolvimento do projeto.
 

O bolsista, além dos R$ 8.479,20 mensais, receberá 10% do valor da bolsa, que será destinado ao pagamento de diárias e passagens aéreas, publicação de artigos, participação em eventos e compra de material de consumo para pesquisa.
 
O programa visa aumentar a diversificação racial e de gênero dos docentes da USP e de todas as universidades brasileiras.
 
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.  
 
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)