A Acadêmicos de Venda Nova desfilará em Belo Horizonte, este ano, com o enredo “África: Mãe ancestral dos Impérios Gloriosos”. A escola será a última a desfilar na terça-feira de Carnaval pelo grupo especial, encerrando o desfile das escolas de samba de 2023 na capital mineira.
Segundo o carnavalesco e diretor artístico Marco Aurélio Gonçalves, a importância de se trazer um tema africano é lembrar à população negra brasileira que eles têm uma origem em civilizações que cultuavam a tecnologia, as ciências, a matemática, a astronomia entre outros saberes.
“Como foram sequestrados e apagados da história do nosso país, a gente não tem muita referência disso. Então, a Acadêmicos de Venda Nova inaugura um novo momento no carnaval de Belo Horizonte com a exaltação da história desse povo e suas tecnologias”, conta Marco Aurélio.
Marco ainda conta que teve grande dificuldade de encontrar informações e referências iconográficas para a realização do desfile, mas seguiu sua pesquisa em diversas fontes devido à importância do tema.
- Carnaval de BH: Campanha distribuirá tatuagens removíveis contra assédio
“Temos 51% do povo brasileiro de origem africana, e eu me deparei com uma falta de informação assustadora. Foi realmente um trabalho de pesquisa muito árduo", afirma Marco Aurélio. “Daremos uma aula de história, cultura e africanismo na avenida”, completa.
A ex-BBB Natália Deodato desfilará como Madrinha de Bateria. O desfile contará com 14 alas, cada uma representando um reino, e quatro carros alegóricos, entre eles um que representará os Bronzes de Benin, com esculturas de Arcanjo Rany. Também estará presente a representação de Mansa Muça, regente do reino de Mali e considerado o homem mais rico da história, que será destaque do segundo carro alegórico.
Fundada em 2004, a agremiação nasceu na família de Marco Aurélio, junto com sua mãe Arabela, sua tia Adélia, e seus irmãos Janaina, Ricardo e Francisco, atual presidente da escola. Atual vice-campeã, a Acadêmicos de Venda Nova é hexa campeã do desfile de escolas de samba de Belo Horizonte.
- Bloco Sambô apresenta a ancestralidade negra no carnaval de BH
Serviço
Dia: 22/02
Horário: 02:15
Local: Avenida Afonso Pena, entre as ruas Pernambuco e Espírito Santo
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.