(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMBATE AO RACISMO

Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime de injúria racial

A nova resolução aumenta punição para atos racistas em atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais


12/12/2022 08:00 - atualizado 12/12/2022 09:15

Foto da Câmara dos Deputados em Brasília
Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime de injúria racial (foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)


A Câmara dos Deputados aprovou proposta que aumenta a punição do crime de injúria racial em atividades esportivas, religiosas artísticas ou culturais. A pena, que hoje é de um a três anos de reclusão, passa a ser de dois a cinco anos. A proposta seguirá para sanção presidencial. 

O texto também prevê que o autor do crime de injúria racial em estádios e teatros, por exemplo, será impedido de frequentar esses locais por três anos.  Além disso, a pena será dobrada se a injúria for realizada por duas ou mais pessoas, o que tipifica o crime de injúria racial coletiva.

A proposta equipara as infrações de injúria com as de racismo, tornando-as inafiançáveis e imprescritíveis e inclui a injúria, contida no Código Penal, na Lei do Racismo, de 1989.

Caso o crime seja cometido por um funcionário público ou “em contexto ou com intuito de descontração, diversão ou recreação” as penas dos crimes de racismo serão aumentadas de um terço até a metade.

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)