(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REVISÃO HISTÓRICA

Documentário sobre santo trans terá narração do padre Júlio Lancellotti

Curta 'São Marino' revisitará a história de Santa Marina e defenderá que seu disfarce como monge era, na verdade, uma expressão de identidade de gênero


16/09/2022 10:49 - atualizado 16/09/2022 12:32


Mini documentário "São Marino", que abordará a história de Santa Marina como uma pessoa trans, terá a narração do padre Júlio Lancellotti. O curta de 20 minutos, ainda sem data de lançamento, contará com encenações, reflexões e interações de um grupo de pessoas trans masculinas. A produção tem como objetivo promover discussões contemporâneas sobre a transgeneridade e o respeito ao nome social.

O documentário é dirigido por Leide Jacob e viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo de São Paulo. A produção ocorreu na Igreja Santa Marina, na Zona Leste da cidade, e conta com a participação de Ariel Nobre, Daniel Veiga, Gabriel Lodi, Leo Moreira Sá, Omo Afefe e Rosa Caldeira.

Quem foi Santa Marina

Imagem de Santa Marina
Santa Marina nasceu no Líbano, no século 6, e viveu como monge a maior parte de sua vida (foto: Reprodução/ Arquidiocese de São Paulo)
Segundo a tradição católica, Marina nasceu no Líbano no século 6 e perdeu a mãe ainda criança, sendo educada por seu pai, um cristão fervoroso. Quando Marina ainda era jovem, seu pai decidiu se tornar monge e viver em um mosteiro, vendendo todos os seus bens e dando aos pobres.

Uma vez que no mosteiro era proibida a entrada de mulheres, Marina então decidiu cortar os cabelos e vestir-se como homem para viver com o pai, adotando então a forma masculina de seu nome, Marino. 


Marino então viveu uma austera vida religiosa sem levantar suspeitas, praticando jejuns e sacrifícios regularmente, mesmo após a morte de seu pai, que ocorreu pouco tempo depois. Um dia, em uma incursão para angariar fundos angariar fundos o mosteiro, Marino e outros três monges passaram a noite em uma hospedaria. Na mesma época, a filha do dono da hospedaria ficou grávida e acusou Marino de a ter estuprado naquela noite. 

Por sua vez, Marino não se defendeu, para não correr o risco de expor seu segredo, e foi expulso do monastério, passando a viver de esmolas e caridade. Vendo a retidão e sofrimento de Marino, o abade responsável pelo monastério aceitou sua volta, mas impôs serviços pesados e humilhantes a ela. Debilitado e exausto, Marino faleceu pouco tempo depois. 
Cena do trailer do documentário 'São Marino' que mostra Padre Júlio LAncellotti, um senhor branco idoso usando um colete azul escuro sobre uma camisa branca
Padre Júlio Lancellotti vai narrar documentário que apresenta Santa Marina como uma pessoa trans (foto: Reprodução/Youtube)

Durante a preparação do corpo para o sepultamento, foi descoberto que Marino era uma mulher e, consequentemente, inocente do estupro. Marino então foi canonizado como Santa Marina e é conhecida por interceder em grandes provações, nas doenças e nas calúnias. Em 1230, seus restos mortais foram levados para Veneza, onde são venerados até hoje na Igreja Santa Marina Formosa.
 

Posicionamento da Arquidiocese de São Paulo

A Arquidiocese de São Paulo emitiu uma nota a respeito da produção do documentário "São Marino", na qual afirma que tal narrativa não condiz com a realidade sobre a vida de Santa Marina, venerada pelos católicos. 

"É importante ressaltar, ainda, que a história dos santos católicos deve ser melhor conhecida, e não pode ser interpretada à luz de ideologias que em nada correspondem com o contexto em que viveram, tampouco com os valores e virtudes por eles testemunhados ao longo de suas vidas", afirma a nota.

A nota segue afirmando que Marina progrediu nas virtudes, na vida e oração, penitencia e caridade em sua vida como monge, e que sua humildade, obediência, espírito de sacrifício e abnegação a destacavam entre os membros daquele mosteiro.

"Um grande exemplo de sua alma virtuosa é percebido quando a Santa foi falsamente acusada de ter engravidado uma jovem. Podendo defender-se, revelando que, na verdade, era uma mulher, ela silenciou, suportando a provação da calúnia e humilhações, unindo-as aos sofrimentos de Cristo. Seu segredo, assim como a verdade sobre sua inocência, só foi descoberto quando ela faleceu", segue a nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)