(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DESIGUALDADES NO BASQUETE

Negra, careca e gay, Marta Sobral aponta discriminação no esporte

Pivô da era de ouro do basquete feminino brasileiro falou sobre diferença salarial e de falta de oportunidades para as atletas negras da seleção


26/04/2022 13:23 - atualizado 26/04/2022 14:16

Marta Sobral, mulher negra com a cabeça raspada, sentada em uma poltrona vermelha olhando para a câmera
Marta Sobral contou que nunca recebeu em dólar, diferentemente de outras colegas de equipe (foto: Reprodução/ Instagram)

Em entrevista ao canal Clube da VIP, no YouTube, a jogadora da era de ouro do basquete brasileiro Marta Sobral afirmou que existia preconceito da mídia e das empresas com as jogadoras negras do time. O resultado era o favorecimento de jogadoras brancas, como Hortência e Paula. “Infelizmente as portas se abriram para algumas e para outras não.”
 
As diferenças entre as jogadoras devido à cor da pele também foram apontadas em entrevista que Marta concedeu à Folha de S. Paulo. "Sou negra, careca e gay pedindo por respeito", destacou a pivô.
 
Na entrevista do Clube Vip, a conversa partiu da participação de Marta em uma edição da revista Playboy publicada em dezembro de 1991. A jogadora não foi capa da edição, o que levantou o questionamento se o fato de ela não ocupar esse local de destaque não foi devido ao preconceito.  Até a adição em que Marta participou, de número 197, as capas estreladas por mulheres negras foram apenas três.



A jogadora também contou que nunca ganhou em dólar como as companheiras de time, Paula e Hortência, e fechava os contratos com valores suficientes para manter a si e sua família.
 
"A gente sabia que existia um preconceito. As empresas, por exemplo, sempre chamavam elas para fazer as campanhas e nós, as negras, não. Éramos 12 atletas, cinco titulares. Sei do meu valor. Não falo isso para desmerecer, elas têm o valor delas, mas eu sempre soube que a Paula e a Hortência ganhavam muito dinheiro, e a gente não”, disse Marta na entrevista ao canal Clube VIP.  

Marta lembrou que Hortência e Paula recebim um número maior de convites para campanhas publicitárias e entrevistas. Atualmente, Hortência conquistou o posto de apresentadora da Rede Globo, ao lado de Dayane dos Santos, a única esportista negra a conquistar a vaga. 

Marta Sobral jogou pela seleção brasileira ao lado de Hortência, Paula e Janeth, sendo medalhista em três Pan-Americanos. Nos Jogos Olímpicos,  conquistou a prata em Atlanta, em 1996, e um bronze em Sydney, em 2000.  Aos 57 anos, Marta se dedica a dar palestras motivacionais. “A gente que vem da periferia tem história para contar, de vida, de vivência”, conta. 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM



 
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)