(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATLETISMO

Indígena Xavante representará o Brasil em competição de Cross Country

Manuel Tsiwario, de 16 anos, tem pouco mais de um ano de treinamento e está descobrindo um outro mundo por meio do esporte


25/03/2022 12:10 - atualizado 25/03/2022 12:41

Manuel Tsiwario durante competição
Manuel representará o Brasil em sua primeira competição internacional no Espirito Sento no domingo (27/3) (foto: Reprodução / CBAt)


O indígena da etnia Xavante Manuel Tsiwario, de 16 anos, estará entre os 18 representantes do Brasil dos Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano de Cross Country, corrida a corta-mato, que será realizado na cidade de Serra, no Espírito Santo, neste domingo (27). Manuel competirá na categoria sub-18 contra atletas do Canadá, México, Paraguai, Uruguai, Peru, Bolívia e Colômbia.

Manuel é natural da aldeia Três Lagoas, da terra Indígena de Sangradouro, no Mato Grosso e foi descoberto pelo professor de educação física e Vice-Prefeito de Barra das Graças, Sivirino Souza dos Santos (PSD), em dezembro de 2020.  "Acabei indo (em uma competição na própria aldeia) e o Manuel correu descalço e, aos 15 anos, fechou a prova de 10 quilômetros em 36 minutos 37 segundos. Fiquei impressionado", relata Sivirino.

Com pouco mais de um ano de treinamento, o atleta venceu a etapa regional do Centro-Oeste, em Bonito (MS), no dia 20 de fevereiro, e terminou em quarto lugar na etapa nacional da Copa Brasil Loterias Caixa no dia 13 de março, com a marca de seis quilômetros em 21 minutos e 50 segundos.

Em janeiro deste ano, Manuel passou a morar na Casa dos Atletas de Barra das Graças, ocasião em que deixou a aldeia pela primeira vez. "Ele ainda tem muitas dificuldades de comunicação, nunca havia saído da aldeia e está aprendendo português", conta Sivirino.
 
O esporte levou Manuel para uma nova rotina. "Nunca havia viajado de avião, como foi para Serra, nunca tinha andado de escada rolante, de elevador, ou ficado em prédio como no hotel. Tudo é novidade para ele", completa. O treinador conta ainda que seu objetivo é expandir a prática de esportes entre os povos indígenas. Ele busca parceiros para realizar a 1ª Olimpíada do Vale do Araguaia. 

Outros atletas indígenas que já representaram o Brasil em competições foram Yuri Moreira Benites, da etnia Guarani Kaiowá (MS), no sub-20 de lançamento de dardo e Mirelle Leite, da etnia Xukuru (PE), nos 3 mil metros com obstáculos e 5 mil metros.
 
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)