(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LGBTIFOBIA

Associações LGBTQIA+ acionam PGR por falas transfóbicas de Milton Ribeiro

'As falas do Ministro afiam as facas que derramam o sangue da população LGBTI+'


10/03/2022 12:27 - atualizado 10/03/2022 14:39

Giz de cera nas cores do arco-íris
Ministro da Educação, Milton Ribeiro afirmou que "Não tem esse negócio de ensinar você nasceu homem, pode ser mulher" (foto: Foto de Sharon McCutcheon no Pexels)


Depois de posicionamento transfóbico do ministro da Educação, Milton Ribeiro na terça (8/ 3), a Aliança Nacional LGBTQIA+, Grupo Dignidade e Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas protocolizaram nesta quinta-feira (10/ 3) notícia crime endereçada ao procurador-geral da República para que as falas durante o evento oficial sobre merenda escolar sejam investigadas.

Ao mencionar questões de gênero, Ribeiro afirmou que não ensinará “coisa errada” nas escolas. "Nós não vamos permitir que a educação brasileira vá por um caminho de tentar ensinar coisa errada para as crianças. Coisa errada se aprende na rua. Dentro da escola, a gente aprende o que é bom, o correto, o civismo, o patriotismo”, declarou. "Não tem esse negócio de ensinar você nasceu homem, pode ser mulher. Respeito todas as orientações. Mas uma coisa é respeitar, incentivar é outro passo", completou.

Não é a primeira vez que o ministro faz declarações LGBTfóbicas. Em 2020 afirmou que pessoas LGBTQIA+  vinham de famílias desajustadas, o que resultou em uma ação civil pública pela Aliança Nacional LGBTQIA+  e outras dez associações, o que gerou a condenação da União por danos morais coletivos.

“É muito triste que a educação do país esteja nas mãos de alguém que propaga uma desinformação que mata. As falas do ministro afiam as facas que derramam o sangue da população LGBTQIA+ . Não toleraremos a discriminação institucional, estaremos sempre vigilantes aos desmandos de autoridades que se julgam maiores que a Constituição Federal”, declara Amanda Souto Baliza, advogada responsável pelas duas ações contra Milton Ribeiro.

Para o coordenador nacional de comunicação da Aliança Nacional LGBTI , Gregory Rodrigues, tratar a sexualidade diversa como um "Caminho errado" é ignorância, tendo em vista que o Brasil é o país que mais mata a população trans e travestis do mundo. “Será que os índices elevados no número de mortes de pessoas LGBTQIA+ não são suficientes para que se justifique a necessidade de se pautar na educação o respeito e a dignidade da pessoa humana?”, questiona.

Gregory ainda defende que é preciso desmistificar a ideia de que há uma tentativa de "violentar a inocência de crianças" e de se implantar "ideologia de gênero nas escolas". Ele considera que tais afirmações não passam de falácia e que todo o movimento LGBTQIA+ também é contra. 

Vale lembrar que o termo “ideologia de gênero” é usado pelo conservadorismo para descredibilizar e atacar os estudos de gênero, que se dedicam a entender as várias possibilidades de manifestações de identidade do ser humano na sociedade.

“Todas as crianças devem ser preservadas em sua integridade e ter sua infância garantida em todas as fases. No entanto é nesta fase que se forma o caráter, e é aí que esperamos que algo seja feito, que sejam ensinadas a respeitar todos e todas, desde o gordinho ao magrinho, do preto ao branco, do gay ao hétero, da trans e travesti etc., sem distinção”, declara Gregory. 
 
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)