(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POVOS INDÍGENAS

'O Território' divulga cultura indígena no Festival Sundance 2022

Primeiro longa do diretor Alex Pritz mostra povo Uru-eu-wau-wau na luta para sobreviver a exploração da Floresta Amazônia


19/01/2022 10:00 - atualizado 19/01/2022 10:22

Cena do filme 'O Território'
"O Território" é uma realização do diretor Alex Pritz em parceria com povo Uru-eu-wau-wau, de Rondônia (foto: Divulgação)


O Brasil será representado no Festival Sundance de Cinema, maior festival de audiovisual independente dos Estados Unidos e um dos mais importantes do mundo, com o filme "The Territory" (O Território, em português), na categoria para documentários internacionais. O festival começa nesta quinta-feira (20/01) e segue até o dia 30.
 
Com a direção de Alex Pritz em parceria com povo Uru-eu-wau-wau de Rondônia, o documentário aborda como a população indígena da tribo presenciou a diminuição de sua população, desde que entrou em contato com não-nativos, que ameaçam a cultura. Os Uru-eu-wau-wau enfrentam ameaças como extração e mineração ambientalmente destrutivas e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras estimuladas por políticos de direita.

O documentário mostra os jovens líderes indígenas, como Bitate e Ari, junto à mentora, a ativista ambiental Neidinha, arriscam as vidas para defender a floresta. Em contrapartida, são apresentados agricultores indigentes ansiosos por estabelecer um assentamento, e incursões individuais que derrubam a floresta para estabelecer propriedades rurais. 
 
É a primeira vez que o festival criado por Robert Redford será realizado no formato híbrido, com seções presenciais em Utah, sede do festival, e online, o que, segundo Tabitha Jackson disse à AFP, deve "maximizar a flexibilidade" e oferecer "o melhor de dois mundos".
 
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)