(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HERANÇA NEGRA

Ancestralidades: Itaú Cultural lança plataforma de cultura afro-brasileira

Lançamento terá encontro com personalidades, como Cidinha da Silva, Nei Lopes, Edson Cardoso e Leda Maria Martins


09/11/2021 10:00 - atualizado 09/11/2021 10:16

Arte ilustrando três mulheres negras com mantos azuis em fundo colorido remetendo a natureza
Itaú Cultural, em parceria com a Fundação Tide Setúbal, lança plataforma "Ancestralidades" nesta segunda-feira (foto: Arte criada pela artista Íldima Lima para o Itaú Cultural)


O projeto “Ancestralidades” tem como objetivo valorizar e divulgar as raízes afro-brasileiras com um acervo que conta com verbetes, biografias e mapeamento de organizações relevantes em questões raciais no Brasil.  O projeto foi lançado nesta segunda-feira (08/11).
 
Com foco em herança e memória do povo negro, o conteúdo da plataforma está distribuído em quatro sessões: biografias e trajetórias, marcos históricos, termos e conceitos e narrativas emergentes.

A ideia é que o acervo cresça com o tempo, e não se limitará a conteúdos próprios, fazendo ligação com produções de diversas organizações, se tornando um espaço de aprendizado de acontecimentos recentes e históricos.

Dispensando a linearidade, a plataforma conta com uma linha do tempo em forma de mandala, que traz fatos importantes da história negra nacional de um jeito convidativo e intuitivo. Essa linha do tempo aborda diversos campos do conhecimento, desde conquistas históricas e sociais até produção artística e científica.

O lançamento do “Ancestralidades” será no canal do Itaú Cultural no YouTube, marcado pelo “Encontros Bongola: Perspectivas das Ancestralidades negras”. Ao todo serão realizados sete encontros online com a participação de importantes nomes como Cidinha da Silva, Nei Lopes, Edson Cardoso e Leda Maria Martins. 
 
No lançamento também serão realizadas duas lives: “Memórias Insubmissas: protagonismo negro no audiovisual”, com discussões dos filmes “Abolição” (1988) do diretor Zózimo Bulbul e “Voltei!” (2021) de Glenda Nicácio e Ary Rosa.

SERVIÇO
Lançamento da plataforma Ancestralidades
8 de novembro de 2021, às 17h
on-line – no site e canal do Itaú Cultural no YouTube

Encontros Bongola: Perspectivas das Ancestralidades negras
de 9 a 25 de novembro de 2021
on-line – no site e canal do Itaú Cultural no YouTube


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)