(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

76% dos brasileiros querem aulas sobre diversidade nas escolas

Pesquisa revela que brasileiros acreditam que o mundo seria um lugar melhor se alunos aprendessem sobre raça, gênero e desigualdade em sala de aula


05/11/2021 11:41 - atualizado 05/11/2021 11:54

Mãos de diferentes etnias formando um coração sobre um fundo rosa
92% acreditam que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas tivessem mais compreensão das questões que afetam as pessoas ao redor (foto: ATC Comm Photo)

Estudo realizado pela Pearson, empresa de destaque na área de aprendizagem, em parceria com a Morning Consult, mostrou que 76% dos brasileiros acreditam que as crianças devem aprender sobre diversidade na pré-escola e que 92% acreditam que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas tivessem mais compreensão das questões que afetam as pessoas ao redor.

A pesquisa foi realizada entre 27 de maio e 10 de junho deste ano, com 5.500 pessoas entre 16 e 70 anos, em cinco países: Brasil, Estados Unidos, Índia, Reino Unido e China. Com exceção da China, 83% dos entrevistados acreditam que as escolas são tão responsáveis pelo ensino de questões sociais quanto acadêmicos, e 81% acreditam que o sistema de educação deve ensinar os alunos como viver em uma sociedade multirracial.

Enquanto 56% dos entrevistados em todo o mundo acreditam que o sistema educacional em seus paises está fazendo o suficiente para ensinar sobre raça, gênero e desigualdade, no Brasil essa média é de 27%. Também foi revelado que os brasileiros apresentam a menor taxa de confiança em seu sistema educacional no que diz respeito a tratar todos os alunos igualmente (42%), sendo a China a que relata a maior confiança (89%). 

Racismo sistêmico

O racismo estrutural é apontado como um problema no sistema educacional por 80% dos brasileiros. Quando perguntados “Até que ponto você acredita que o sistema educacional em seu país está lidando com o racismo sistêmico?”, 59% dos entrevistados responderam que o problema não está sendo tratado.

Segundo o estudo, o tema mais estudado no Brasil é a escravidão (81%) e o menos aprendido estão relacionados aos direitos e movimentos LGBTQIA%2b (23%). Entre os entrevistados, 71% dos brasileiros afirmaram que concordam que as escolas devem fazer mais para apoiar os alunos LBGTQIA%2b. 

Igualdade

Outro ponto abordado na pesquisa foi sobre desigualdade de gênero, com 59% dos entrevistados em todo o mundo afirmando que não acham que sua educação cobre adequadamente a desigualdade de raça e gênero. Quando perguntados “Pensando em quando você estava na escola, você acredita que todos os gêneros tiveram oportunidades iguais de educação?”, 66% dos brasileiros disseram que “não”.

Como forma de solucionar as falhas do sistema educacional, 80% dos entrevistados firmam estar ativamente tentando se educar sobre as questões relacionadas à justiça social, diversidade ou igualdade de gênero e mais de 60% afirmam que poderiam aprender mais sobre questões de diversidade. Foram apontados como principais fontes de informação as redes sociais e notícias.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)