(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENSINO SUPERIOR

Inclusão racial ameaçada: cai em 52% o número de candidatos negros no Enem

A principal forma de ingresso em universidades públicas e privadas no país também teve queda geral nos inscritos


29/10/2021 11:00 - atualizado 29/10/2021 11:03


Aluno negro sentado em sala de aula
Apenas 1,6 milhões de candidatos no Enem 2021 se declararam negros, incluindo pretos e pardos (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)


O mês de novembro será marcado pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, com realização prevista para os dias 21 e 28. No entanto, esta edição terá o menor número de candidatos inscritos desde 2005.
 
O grupo de candidatos, em que se verificou a maior diminuição em número de participantes, é o de pessoas negras, com queda de 52% em relação a 2020. O levantamento foi realizado pelo Semesp, instituição que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil.

De acordo com os dados divulgados, apenas 1,6 milhões de candidatos no Enem 2021 se declararam negros, incluindo pretos e pardos. Essa parcela representa 48,4% do total de inscritos da edição. Em 2020, foram quase 3,5 milhões de estudantes negros que se inscreveram no processo seletivo, somando mais de 57% entre todos os candidatos.

A queda desta edição vem na contramão na inclusão de pessoas negras no ensino superior no país observada nos últimos anos. Em 2018, pela primeira vez na história, a população negra foi a maioria em vagas nas universidades públicas do Brasil, de acordo com a pesquisa ‘Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil’, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa, os alunos negros somaram 50,3% no total de matriculados no ensino superior no país.

Nos anos 2000, anterior a criação e implementação da lei de cotas e da criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade para Todos), apenas 2,2% de pretos e pardos possuíam diploma de graduação no país, segundo dados também divulgados pelo IBGE.
 
Em 2017, este número subiu para 9,3%. Atualmente, o Enem é a principal porta de entrada de estudantes em universidades públicas e privadas. A edição de 2021 contará com provas em formato presencial e digital, aplicadas na mesma data.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)