(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVEMBRO NEGRO

Mês da consciência: EM celebra parceria com Rede de Historiadores Negros

Durante todo o mês, serão publicados artigos, reportagens e vídeos acerca da questão étnico-racial com uma 'Ocupação do HN'


08/11/2021 13:56 - atualizado 09/11/2021 10:34

Grupo de historiadores negros
Rede Historiadorxs Negrxs propõe reflexões sobre como a historiografia aborda as questões étnico-racial no Brasil (foto: Historiadorxs Negrxs/Divulgação)

Em novembro, mês da consciência negra, o Estado de Minas celebra parceria com a Rede Historiadorxs Negrxs. Os pesquisadores propõem reflexões acerca de como historiografia aborda as questões étnico-racial no Brasil. A parceria prevê a produção de artigos para o DiversEM, caderno Pensar e outras plataformas do EM. Entra as atividades, também será realizada uma roda de conversa com o tema "Para além do horizonte planejado: Belo Horizonte, cidade negra'', resultado da tese de doutorado da historiadora Josemeire Alves. 

“A ideia é contribuir para a difusão de pesquisas inovadoras sobre as agências da população negra no país, em diferentes temporalidades, possibilitando novas leituras sobre a história do país e ampliando a compreensão de temas importantes para a sociedade brasileira”, afirma Josemeire.  

Outra atividade da parceria será a Ocupação HN, uma ação mais ampla da Rede HN, que tem como meta marcar os 50 anos do 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra. A parceria entre integrantes da Rede de HistoriadorXs NegrXs será implementada com meios de comunicação de diferentes regiões do Brasil. “Com a Ocupação HN, buscamos evidenciar potencialidade da presença de historiadorxs negrxs, pautando o debate público sobre temas históricos na imprensa brasileira”, completa Josemeire.

Para a ocupação, na parceria Rede HN e Estado de Minas será produzida uma reportagem especial sobre os múltiplos aspectos do 20 de Novembro, abordando diferentes sujeitos e temporalidades, além de elementos da política, memória e história ligados ao Dia Nacional da Consciência Negra. A parceria é uma das ações do DiversEM e do Núcleo Multimídia do EM para a produção de reportagens que ampliem a visão sobre temas de interesse público.

Diversidade de vozes

A parceria será o primeiro passo de um diálogo que pretende se estabelecer, de forma mais sistematizada, com a Rede de HistoriadorXs NegrXs. É uma ação que o EM aposta para qualificar o debate acerca da temática étinico-racial tão em voga nos debates públicos do país. Ao estabelecer parceria com a rede, o jornal entende trazer para a produção de conteúdo vozes de especialistas.
 
Grupo de historiadores com as mãos para o alto em saudação dos Panteras Negras
A Rede Historiadorxs Negrxs foi criada em 2015, durante simpósio em Florianópolis (foto: Historiadorxs Negrxs/Divulgação)
 

A Rede de HistoriadorXs NegrXs é formada por pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil. Foi criada em 2015, durante o XXVIII Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História (Anpuh-Brasil), realizado em Florianópolis. Dentre as ações desenvolvidas pela Rede HN estão as 'Jornadas', eventos realizados desde 2020, nas plataformas virtuais da rede abordando os diversos temas pesquisados por seus integrantes.

JORNADAS DA REDE HN

  • A Jornada em Defesa do Direito à História da Gente Negra, produção de narrativas sobre a abolição
  • A Jornada de História das Mulheres Negras, celebrando o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
  • A Jornada “A Abolição do Tráfico Transatlântico de Africanos Escravizados: os 170 Anos da Lei Euzébio de Queirós”, contando com integrantes atuantes no Brasil, nos EUA, na França, e com experiência de pesquisa em diversos países africanos
  • Jornada do Novembro Negro: legados e perspectivas da Lei 10.639/03, voltada à reflexão sobre a implementação da lei que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.
  • Jornada ""Sem historiadoras negras não tem História"
  • Jornada "Memórias da Escravidão e da Liberdade: Patrimônio e Antirracismo"



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)