(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INCLUSÃO

Ipatinga inaugura primeiro parque inclusivo de Minas Gerais

Parque infantil conta com seis brinquedos que possibilitam a interação entre crianças com e sem necessidades especiais


18/10/2021 11:54 - atualizado 18/10/2021 12:29

Criança cadeirante brincando em gangorra acessível
Parque Ipanema, em Ipatinga, é o primeiro parque infantil inclusivo de Minas Gerais (foto: Divulgação)

Playground inaugurado no Parque Ipanema, na cidade de Ipatinga, permite crianças com necessidades especiais se divertirem e interagirem com outras crianças. Atração é o primeiro parque inclusivo desse tipo em Minas Gerais.

A instalação dos equipamentos contou com a iniciativa privada e ao todo foram instalados seis novos brinquedos, entre eles gangorra e gira-gira, adaptados para cadeirantes. Há também xilofone e jogo da velha sensoriais, para crianças com deficiência auditiva e visual. 

Quem desenvolveu o projeto, chamado Duda Nalini foi Selma Nalini, de Ribeirão Preto, São Paulo. A filha mais velha dela, Maria Eduarda Nalini, é portadora da síndrome Dandy-Walker e necessita do uso da cadeira de rodas, o que a impossibilitava de brincar com o irmão mais novo em parques públicos da cidade.

Foi então que Selma criou o projeto de implementação de brinquedos inclusivos, possibilitando que todas as crianças, especiais ou não, pudessem brincar juntas. 

Tanto em Ipatinga quanto em Ribeirão Preto, os parques servirão de modelos para a implementação de mais áreas de lazer acessíveis.

"Queremos ser conhecidos como uma cidade que pratica os conceitos de cidadania em sua plenitude, que também respeita e faz questão de incluir as pessoas com necessidades especiais, dignas de toda atenção e cuidado do poder público", comentou o prefeito do município mineiro, Gustavo Nunes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)