(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO

Machismo na CPI: por que Wagner Rosário chamou senadora de descontrolada?

Na CPI da COVID-19, o ministro da CGU ofendeu a senadora Simone Tebet (MDB-MS) após ser questionado


21/09/2021 19:15 - atualizado 21/09/2021 19:15

Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado (foto: Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário)
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, chamou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) de descontrolada durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da COVID-19) desta terça-feira (21/09). A ofensa reacendeu o debate sobre os motivos que levam os homens a acusarem as mulheres de descontroladas.

 

A ofensa aconteceu após a senadora questionar a omissão do ministro. Rosário indicou que Tebet lesse novamente os processos que apuram a compra da vacina Covaxin. A senadora exigiu respeito e disse que não faria a leitura dos contratos outra vez. Em seguida, Wagner Rosário acusou Simone Tebet. “A senhora está totalmente descontrolada.”  

 

Para a pesquisadora e cientista política Mariela Rocha, a afirmação do ministro tem base no machismo presente na sociedade. 

 

"O que aconteceu com ela é algo que muitas mulheres enfretam em seu cotidiano, o Gaslighting, que é um tipo de tentativa de descredibilização da mulher, neste caso, exemplificado com a desrespeitosa fala do Ministro dizendo à senadora como ela devia fazer o seu trabalho quando sugeriu que ela relesse o relatório", destaca Mariela, afirmando como foi importante ver que a senadora negou a agressão, recebendo apoio da maioria dos presentes na sessão.

 

A cientista política e pesquisadora Helga Almeida também aponta a forma como esses ataques sobre o controle e a consciência da mulher sobre algum assunto ou acontecimento acontecem

 

"Essa situação mostra muito como é ser mulher no Brasil, pois fica muito evidente esse machismo e misoginia da sociedade, resvalando também na política”, comenta Helga, que destaca o baixo número de mulheres no cenário político do país. Para a cientista, essa também é uma situação de violência política de gênero, colocando as mulheres em lugares de subalternidade e de extrema opressão nesses espaços de decisão. 

 

Nas redes sociais, diversos usuários destacaram como a fala de Wagner Rosário foi machista e tentava invalidar os questionamentos legítimos feitos por Simone. O termo 'machista' foi um dos comentados na rede social Twitter. A deputada federal Talíria Petrone (Psol) apontou como a ofensa foi uma tentativa de silenciamento direcionada a mulheres. 

 

 

O ministro prestava depoimento na CPI, para falar sobre o que a CGU sabia sobre as evidências de corrupção no Ministério da Saúde. O requerimento da presença foi realizado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

 

Em entrevista coletiva após a sessão, Simone Tebet declarou que o Senado Federal não aceita desrepeito.

 

*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira  

 

O que é uma CPI?

As comissões parlamentares de inquérito (CPIs) são instrumentos usados por integrantes do Poder Legislativo (vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores) para investigar fato determinado de grande relevância ligado à vida econômica, social ou legal do país, de um estado ou de um município. Embora tenham poderes de Justiça e uma série de prerrogativas, comitês do tipo não podem estabelecer condenações a pessoas.

Leia também: Entenda como funciona uma CPI


O que a CPI da COVID investiga?

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)