Cena da peça Encontro de vilões

Malvados tentam salvar os contos de fada das garras da era digital em "Encontro de vilões", peça em cartaz no próximo domingo (16/7), no Teatro do Pátio Savassi

Guto Muniz/divulgação

Nestas férias de julho, com as crianças em casa, os pais enfrentam o desafio de encontrar opções interessantes de programas para distrair os baixinhos. BH tem agenda cultural diversificada, com oficinas, peças, filmes e games.


“Encontro com as princesas” estreia no sábado, reunindo Bela Adormecida, Cinderela, Branca de Neve e Ariel, que ajudam um príncipe a encontrar seu amor desaparecido.
 
No domingo (16/7), será a vez de os malvados. Jafar, Capitão Gancho, Bruxa Má do Oeste, Rainha Má e Malévola se reunirem na peça “Encontro de vilões”, dispostos a reverter os males que causaram e, principalmente, salvar os contos de fada ameaçados pela era digital.

Os clássicos “Cinderela”, “A Bela Adormecida”, “A pequena sereia”, “A Bela e a Fera”, “Soldadinho de chumbo”, “Peter Pan”, “O mágico de Oz”, “O pequeno príncipe”, “Aladim” e “Rapunzel” foram adaptados pela companhia mineira.

“Tentamos trazer um pouco de todas as referências que o público já tem de cada história. Então, não é só a animação da Disney, pois trazemos a literatura e um pouco das adaptações feitas para o cinema. Fazemos o nosso próprio espetáculo”, afirma Fernando Bustamante, diretor artístico da Cyntilante. “Moana” e “Rainha da neve” também integram a programação.
 
Crna do curta 'Auts & Stella'

Curta "Auts & Stella", no Sesc Palladium, conta história de menino com transtorno do espectro autista

Reprodução
 

As peças serão apresentadas todos os dias da semana, sempre às 17h. “Teatro é ótima opção para as famílias. Ele é também um momento de celebração, de comunhão”, afirma Bustamante.
 

O Memorial Vale programou oficinas e espetáculos para este mês. A partir de hoje (12/7), o espaço oferece atrações gratuitas, que integram o projeto Férias Divertidas. As atividades são livres para maiores de 14 anos; os menores deverão estar acompanhados e supervisionados pelos responsáveis.

Linguagem dos sinais

A programação se inicia com a oficina de introdução a libras (básico), nesta quarta (12/7), quinta (13/7) e sexta-feira (14/7), das 10h às 11h30. Não são necessários conhecimentos prévios da linguagem de sinais. A classificação etária é de 16 anos, com inscrições gratuitas e limitadas.

O espetáculo infantil “Mbyky”, do Núcleo Coelhos Mordem, estará em cartaz na próxima sexta-feira (14/7), às 11h. Conta histórias dos povos andinos vindas da fronteira do Peru com a Bolívia. A classificação etária é de 14 anos e ingressos devem ser retirados antecipadamente na bilheteria.

Também na sexta (14/7), às 16h, o Memorial recebe o projeto Makambas Brincantes, com oficina de brincadeiras e cantoria. O coletivo apresenta a peça “Menineça sabi: O sabor da infância”, que resgata brincadeiras tradicionais do continente africano e faz parte do projeto Diversidade Periférica. A classificação etária é de 14 anos.

 

Cena do filme 'Geração Alpha'

Filme "Geração Alpha" aborda o vício das crianças em aparelhos eletrônicos

Reprodução
 

Crianças na tela

O Sesc Palladium oferece programação de férias para as crianças desta sexta-feira (14/7) até o dia 23 de julho. Em edição especial, o Cine Sesc apresenta curtas infantis entre os dias 15 e 22/7. As animações variam de três a 11 minutos e serão exibidas em sequência.

Na sessão de estreia, vai passar “Tom Tamborim” (2023), filme de Maria Carolina e Igor Souza que acompanha a vida de Tom, uma criança apaixonada por música.

“Geração Alpha” (2023), de Débora Resende e Iuri Moreno, discute o vício em eletrônicos da geração nascida a partir de 2010. Rebeca, menina apaixonada por leitura, tenta convencer seu vizinho e melhor amigo Marcelo a ler um livro.

“Auts & Stella” (2023), de Renato Barreto, traz o garotinho Auts, que tem transtorno do espectro autista. Ele convoca os amigos a irem ao parque, onde a garotada decide fazer um filme. Porém, os amigos encontram dificuldades para decidir quem será a estrela.
 
 

“Anacleto o balão” (2020), de Walkir Fernandes e Carol Sakura, conta a história de Anacleto, balão vermelho de gás. Quando passa a fazer parte de uma família, ele assusta todo mundo com suas aparições repentinas.

Oficinas buscam estimular a convivência familiar e proporcionar experiências sensoriais, lúdicas e culturais às crianças. Contação de histórias, pintura, teatro e brincadeiras ocuparão os espaços do Sesc Palladium na segunda quinzena deste mês.

A oficina “Histórias da fauna, imagem e movimento” ensina técnicas de teatro de sombras para crianças a partir de 6 anos, no Foyer Augusto de Lima, neste sábado (15/7), às 11h.
 
No mesmo dia, o projeto “#Temtodosábado” leva os personagens Jorge e Vivi para o mundo de “Emengarda, a barata”. A contação de histórias está marcada para as 14h30.

Voltada para a integração de pais e filhos, a oficina “Brincar para compreender o mundo” apresenta opções para entreter os baixinhos neste domingo (16/7), às 11h.

Games e bolhas de sabão

Já na terça-feira (18/7), às 11h, o Sesc oferece a oficina “Brincando com bolhas de sabão gigante”, atividade indicada para crianças a partir dos 3 anos.

No Espaço Play, há jogos eletrônicos e videogames – clássicos e atuais – para públicos de todas as idades, desta sexta-feira (14/7) a domingo (16/7). A atividade tem entrada franca, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível para o projeto Férias sem Fome.

FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL

• Peças da Cyntilante Produções. 
• Deste sábado (15/7) a 30/7
• Teatro do Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6.061, São Pedro)
• Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), na bilheteria do teatro
• Programação completa: www.cyntilante.com.br

FÉRIAS DIVERTIDAS

• Desta quarta-feira (12/7) a 23/7
• Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcionários)
• Entrada franca
• Inscrições para a oficina de libras: (31) 3343-7317
• Programação completa: www.memorialvale.com.br

DE FÉRIAS COM O SESC

• Desta sexta-feira (14/7) a 23/7
• Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
• Entrada franca, com retirada antecipada de ingressos pela plataforma Sympla
• Programação completa: www.sescmg.com.br
 
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria