Cine Santa Tereza

Mostra gratuita ocorre dos dias 21 a 25 de junho.

Arquivo EM
Ícone do rock brasileiro, Rita Lee no deixou no último 8 de maio. Para fazer um tributo à cantora e compositora, o Cine Santa Tereza promove, entre os dias 21 e 25 de junho, a mostra "Rita Lee - No Escurinho do Cinema", com sete filmes que trazem a marca de Rita. As exibições são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados no Sympla e presencialmente 30 minutos antes das sessões, mediante a disponibilidade.

Entre os filmes que compõem a mostra, dois documentários retratam a trajetória de Rita Lee como uma das figuras centrais do movimento tropicalista, que marcou a música brasileira nos anos 60 e 70. "Tropicália" (2012), dirigido por Marcelo Machado, mostra o movimento liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, que teve a banda Mutantes, de Rita, como um dos maiores expoentes. Já "Loki" (2008), dirigido por Paulo Henrique Fontenelle, retrata a vida e a obra do músico Arnaldo Baptista, ex-Mutantes, com imagens de arquivo e depoimentos de Rita Lee. 

Além dos documentários, a mostra apresenta o curta-metragem experimental "Mutantes" (1970), dirigido por Antônio Carlos da Fontoura, que acompanhou a banda Mutantes em suas aventuras pelas ruas de São Paulo, revelando o estilo performático e provocativo dos músicos.
 

Rita Lee também se fez presente no campo da atuação. A mostra exibe duas comédias dramáticas que contam com a participação da artista. "Dias Melhores Virão" (1989), dirigido por Cacá Diegues, narra a história de uma dubladora que almeja se tornar uma estrela de Hollywood. E em "Durval Discos" (2002), dirigido por Anna Muylaert, a cantora interpreta uma cliente excêntrica que visita uma loja de discos.

A mostra não para por aí. Rita Lee também deixou sua marca no mundo da dublagem, e isso será evidenciado em dois filmes exibidos durante o evento. Em "Wood & Stock - Sexo, Óregano e Rock'n'roll" (2006), animação dirigida por Otto Guerra, Rita empresta sua voz à personagem Rê Bordosa, uma criação do renomado cartunista Angeli. Já em "Minhocas" (2005), dirigido por Paolo Conti, Rita dá voz a uma minhoca de cabelos ruivos.

A programação completa pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.