Jeff Beck toca guitarra no palco

Jeff Beck, que tocou com os Yardbirds, fundou o Jeff Beck Group

Fabrice COFFRINI / AFP

'O guerreiro de seis cordas não está mais aqui para admirarmos o feitiço que ele podia produzir em torno das nossas emoções mortais. Jeff podia canalizar a música do etéreo'

Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin

Folhapress e Estado de Minas

O guitarrista Jeff Beck morreu aos 78 anos, após contrair meningite bacteriana. A informação foi divulgada na conta oficial do músico britânico no Twitter, nesta quarta-feira (11/1).


“Em nome de sua família, é com profunda e intensa tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck”, diz a publicação. “Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele morreu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda.”


Beck nasceu em 1944, em Wallington, no Sul da Inglaterra. Começou a carreira como músico de estúdio até que, em 1965, assumiu o posto de guitarrista da banda Yardbirds, substituindo Eric Clapton.


Ao longo dos anos, o grupo ficou marcado na história do rock por ter em diferentes formações três dos grandes guitarristas do gênero. Além de Beck e de Clapton, o integrante do Led Zeppelin, Jimmy Page, também fez parte da banda.


Mas foi com o Jeff Beck Group e em carreira solo que o músico fez fama, a partir do fim da década de 1960. Seus álbuns mais famosos são “Blow by blow”, de 1975, e “Wired”, de 1976, marcando sua transição para um estilo de rock mais instrumental – e tendo sucesso comercial, apesar disso.

 

Foto em preto e branco da banda Yardbirds, com Jeff Beck, Chris Dreja, Jim McCarty, Jimmy Page e Keith Relf

Jeff Beck (à esquerda) no Yardbirds, com Chris Dreja, Jim McCarty, Jimmy Page e Keith Relf

Reprodução
 

O guitarrista sem palheta

Ao longo dos anos, Beck ficou conhecido pela habilidade e técnica com a guitarra, que, diferentemente da maioria dos instrumentistas ao redor do mundo, ele tocava sem usar palheta. O guitarrista abandonou o objeto e passou a tocar com os dedos a partir do álbum “Jeff Beck's Guitar Shop”, de 1989.


Apesar de muito ligado ao rock, seu estilo tinha como base o blues e incorporava elementos do jazz fusion e do hard rock, além da música eletrônica. Apesar de reconhecido pelo talento na guitarra, Beck nunca foi tão popular e nem vendeu tantos discos quanto outros grandes nomes do instrumento na história do rock.

 

 


Além da carreira solo, Beck tocou guitarra em vários álbuns de cantores e bandas, incluindo Bon Jovi, Roger Waters, Morrissey e Ozzy Osbourne, entre muitos outros.


Seu projeto mais recente foi o álbum “18”, em parceria com o ator Johnny Depp, com quem saiu em turnê ao longo de 2022.
O artista britânico ganhou oito prêmios Grammy ao longo da carreira – o primeiro em 1985 e o último em 2010. Sete deles em categorias de música instrumental.


Beck também entrou duas vezes para o Hall da Fama do Rock and Roll – em 1992, como membro dos Yardbirds, e em 2009, como artista solo.

 

 

Amigos lamentam morte do "guerreiro de seis cordas"

“O guerreiro de seis cordas não está mais aqui para admirarmos o feitiço que ele podia produzir em torno das nossas emoções mortais. Jeff podia canalizar a música do etéreo. Sua técnica única. Sua imaginação aparentemente ilimitada. Jeff, sentirei sua falta junto aos seus milhões de fãs. Descanse em paz”, afirmou Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin.


“Estou arrasado em ouvir a notícia da morte do meu amigo e herói Jeff Beck, cuja música emocionou e inspirou a mim e a inúmeras outras pessoas por tantos anos”, lamentou David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd.


“Que perda terrível para sua família, amigos e muitos fãs. Foi uma honra ter conhecido Jeff e uma honra incrível tê-lo no meu álbum mais recente, 'Patient number 9'. Viva Jeff Beck!”, afirmou Ozzy Osbourne, nas redes sociais.


“Ninguém tocava guitarra como Jeff. Por favor, adquira os dois primeiros álbuns do Jeff Beck Group e contemple a grandeza”, tuitou Gene Simmons, cantor e baixista do Kiss.


Ron Wood, guitarrista dos Rolling Stones, destacou o legado do amigo. “Musicalmente, nós estávamos quebrando todas as regras, isso foi um rock'n'roll fantástico e inovador! Ouça a inacreditável faixa 'Plynth'”, recomendou.


“Ele fez a guitarra cantar... Uma poderosa influência para mim e para tantos outros”, afirmou Steve Hackett, guitarrista da banda Genesis.